18ª rodada do Brasileirão tem queda de dois treinadores, vitórias do Vasco e de Felipão e derrota do Flamengo

0
234
Foto Felipe Oliveira/ECB

Por Carlos Humberto

Quatro jogos abriram a penúltima rodada do Brasileirão no sábado (5) e os resultados dos confrontos podem ser considerados normais, até certo ponto.

Na Vila Belmiro vazia, o Santos empatou com o Athletico Paranaense em 1 a1 e no Beira-Rio Inter e Corinthians protagonizaram o segundo empate da rodada em 2 a 2. Na Serrinha, o Goiás segue sua caminhada de recuperação e venceu o Fortaleza por 1 a 0, enquanto no Maracanã o Fluminense fez valer o mando de campo e bateu o Palmeiras por 2 a 1, assumindo o 2º lugar na tabela de classificação.

Computados os resultados da rodada, o Peixe entrou na Zona de Rebaixamento na 17ª posição.

A novidade ficou por conta da demissão do técnico do Santos, Paulo Turra, anunciada pela diretoria santista neste domingo. Para seu lugar o presidente Rueda anunciou acerto com o uruguaio Diego Aguirre, que se apresenta na terça-feira, e a reintegração do jogador Soteldo ao elenco, afastado por Turra por indisciplina. No Brasil Aguirre já dirigiu São Paulo, Atlético Mineiro e Internacional e chega com a missão de evitar o inédito rebaixamento do time de Pelé para a segunda divisão.

DOMINGO

No Morumbi o treinador Luiz Felipe Scolari, após 10 jogos, encontrou a primeira vitória no comando do Atlético Mineiro vencendo o São Paulo por 2 a 0, golaço de Hulk cobrando falta e Pavón, de pênalti. O Tricolor, que se reforçou na janela contratando o colombiano James Rodrigues e repatriando o brasileiro Lucas Moura, cria da base, chega a cinco jogos sem vitórias, e caiu para o 9º lugar.

Em Coritiba, o Coxa perdeu para o Bragantino por 1 a 0, gol de Sorriso, e se mantém na ZR. Já o Massa Bruta cresce a cada rodada e já é o 5º lugar com 31 pontos.

Com a força de novos jogadores, o Bahia superou o América Mineiro na Fonte Nova por 3 a 1, subiu para o 16º lugar e empurrou o Coelho para o último lugar da competição com apenas 10 pontos. Everaldo, Cauly e Rafael Ratão marcaram os gols do Esquadrão, enquanto Mastriani descontou. O técnico Vagner Mancini não é mais técnico do time mineiro.

Em São Januário, finalmente o Vasco encontrou o caminho da vitória e venceu o Grêmio por 1 a 0, gol do estreante Pablo Vegetti. Com a derrota do América-MG para o Bahia, o time Cruzmaltino subiu para o 19º lugar e comemora a primeira vitória sob o comando de Ramon Diaz.

O Botafogo segue líder imbatível e no Mineirão empatou sem gols com o Cruzeiro, chegando aos 44 pontos. A baixa do alvinegro foi o atacante Tiquinho Soares que sofreu entorse no joelho esquerdo e será avaliado pelo departamento médico.

Cuiabá e Flamengo encerraram os jogos de domingo na Arena Pantanal e o time do Mato Grosso não tomou conhecimento do rival e venceu de forma indiscutível por 3 a 0, placar construído no segundo tempo, com gols de Matheus Alexandre, Clayson e Deyverson. Foi a quarta vitória seguida do Cuiabá.

Mesmo derrotado, o rubro-negro se manteve no segundo lugar com 31 pontos, e o Cuiabá subiu para o 8º lugar com 28.