19 de Julho – dia nacional do futebol

0
322
Futebol: Crédito Pixfly iStock

Fonte “O Livro das datas do futebol” de Rodolfo M. Rodrigues

1900 – Fundado o Sport Club Rio Grande, de Rio Grande-RS, o clube de futebol mais antigo do Brasil. Por causa disso, nesta data comemora-se o Dia do Futebol Brasileiro. A antiga CBD oficializou a data em 1976.

1908 – Fundado o Sportclub Feyenoord, de Roterdã (Holanda).

1957 – Pelé disputa uma partida com a camisa do Vasco, na vitória de 6 x 1 sobre o Belenenses, de Portugal, pelo torneio amistoso Morumbi, realizado no Maracanã. Cedido pelo Santos, Pelé atuou ainda em mais três partidas pelo Vasco: contra o Dínamo Zagreb (Iugoslávia), o Flamengo e o São Paulo, nos dias 26 e 29 de julho.

1966 – A Seleção Brasileira perde para Portugal, por 3 x 1, e é eliminada da Copa do Mundo da Inglaterra. Pelé, “caçado” impiedosamente em campo, perde seu único jogo em Mundiais.

1976 – Em 19 de julho é celebrado, no Brasil, o Dia Nacional do Futebol. A data foi escolhida pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), atual Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 1976, em homenagem ao time mais antigo do país em atividade, o Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul, fundado no dia 19 de julho de 1900.

Veja mais sobre “19 de Julho – Dia Nacional do Futebol” em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-do-futebol.htm

1989 – O atacante Alcindo marca o primeiro gol da história da Copa do Brasil. No jogo Flamengo 2 x 0 Paysandu, no Estádio da Gávea, o flamenguista marcou aos 29 minutos do primeiro tempo.

1992 – Na final do Campeonato Brasileiro, Botafogo e Flamengo empataram em 2 x 2, e o rubro-negro é pentacampeão brasileiro. Antes do jogo, com a queda de um alambrado da arquibancada, 87 caem no patamar inferior do estádio. O saldo lamentável acabou sendo de quatro mortos e 101 feridos.

1994 – O Boeing da Varig que trouxe os tetracampeões da Copa do Mundo dos Estados Unidos chega com cerca de 14,5 toneladas de bagagens da Seleção Brasileira. O embarque foi com 3,4 toneladas. A Polícia Federal investigou o caso, conhecido como o “Voo da Muamba”.