2ª edição da Festa do Vaqueiro de Sento-Sé celebra a tradição sertaneja

0
75
Texto e fotos: Gardennia Garibalde – Ascom PMSSE 

Neste sábado (1º) Sento-Sé foi palco da 2ª edição da Festa do Vaqueiro. O evento, realizado pela Prefeitura Municipal, iniciou com um café da manhã servido para os vaqueiros na Arena Beira Rio, onde aconteceu a concentração para a cavalgada, que percorreu as principais ruas e avenidas da cidade até chegar à Igreja do bairro Tombador, onde numa missa campal foi pedida proteção para todos os vaqueiros.

A programação seguiu com o retorno dos vaqueiros à Arena Beira Rio onde participaram de um almoço. Encerrando o evento, o Forró da Espora animou todos os participantes sob o comando de Robinho Vaqueiro e Samuka do Gado.

“Essa é uma festa que tem como objetivo celebrar o papel tão importante dos vaqueiros, pessoas fundamentais no nosso sertão. É uma festa marcada por muita alegria, atraindo crianças, jovens e idosos. É uma grande felicidade realizarmos mais esta edição e ver que agradou a todos”, afirmou Ana Passos, prefeita de Sento-Sé.

Manoel Marcos da Silva, o Marquinhos Vaqueiro, é presidente da Associação dos Vaqueiros de Sento-Sé e um dos organizadores do evento, ele conta que a festa cresceu em comparação ao ano anterior. “Temos aqui cerca de 200 vaqueiros, de mais 10 comunidades do interior, este é o segundo ano e com certeza virão muitos outros para consolidar essa festa linda”, destacou.

Aprovação – o vaqueiro Israel Menezes Muniz, mais conhecido como Jarrinha Aboiador, 67 anos, veio de Piri para participar da festa. “Participei no ano passado e não podia perder esse ano. Sou nascido e criado vaqueiro e me orgulho disso, por isso não perco uma festa de vaqueiro, é um grande reconhecimento ao nosso trabalho e a nossa cultura”.

Lei – Sento-Sé também tem instituído através da Lei Nº 479/2022, de autoria do vereador José Cláudio, o Dr. Claudio, o Dia do Vaqueiro, que é comemorado no último domingo do mês de março. “Buscamos apresentar o projeto de lei para fortalecer, enriquecer ainda mais essa nossa cultura tão importante, e que é popular entre o nosso povo. Olha que festa linda, é o segundo ano de realização e temos aqui toda essa alegria e uma participação efetiva dos vaqueiros de toda Sento-Sé”, avaliou o vereador.

Participaram ainda de toda a programação o vereador e presidente da Câmara de Vereadores, Juliano Afonso, secretários municipais, vaqueiros de várias regiões e a população em geral.