4ª Corrida do Vinho combina esporte e enoturismo no Vale do São Francisco

0
108

Por Natanael Barros

A 4ª edição da Corrida do Vinho está prestes a agitar o Vale do São Francisco e todo o Sertão pernambucano. Agendada para o dia 24 de setembro, na cidade de Lagoa Grande, a corrida vai reunir mais de 3 mil pessoas, entre atletas e espectadores, representando 15 regiões do Brasil.Com tamanha envergadura, o evento se torna muito mais do que uma simples celebração do esporte, mas também uma homenagem ao potencial enoturístico da região.

“A nossa região, em especial o Vale do São Francisco,tornou-se um oásis no mundo dos vinhos e espumantes brasileiros. A Corrida do Vinho é um catalisador para a cadeia produtiva do mercado de vinhos na região e uma ferramenta para fortalecer o turismo local”, destaca o coordenador do evento, Natanael Barros.

A prova acontecerá na fazenda Santa Maria, tendo como cenário os parreirais da Vinícola Rio Sol, que vai celebrar 20 anos exatamente no dia da corrida. Um atrativo a mais para o evento que promete ser histórico.

“Os visitantes terão a oportunidade de explorar as vinícolas locais, degustar vinhos premiados e se maravilhar com a beleza natural da nossa região. E na edição deste ano vamos celebrar duas décadas da Vinícola Rio Sol, fato que torna o evento ainda mais especial. Quem participar terá grandes surpresas”, revelou Natanael. 

A corrida também proporciona um impulso econômicopara a região ao gerar uma demanda significativa por serviços de hospedagem, alimentação e entretenimento. Hotéis, pousadas, restaurantes e lojas locais experimentam um aumento na ocupação e nas vendas durante o período do evento.

“Segundo nossos dados, há uma estimativa de que mais de R$ 2,5 milhões sejam injetados na economia regionaldurante o período que os corredores a acompanhantes estejam na região para participar do evento”, projetou Natanael. 

Provas e Festa do Espumante 

A Corrida do Vinho conta com as provas de 6 km e 12 km. Mantendo a tradição, cada percurso é batizado com o nome de uvas utilizadas na produção de vinhos. Neste ano, o trajeto de 6 km recebeu o nome de ‘Arinto’, enquanto opercurso de 12 km foi nomeado de ‘Touriga Nacional”. 

Em ambas as provas, os atletas serão agrupados de acordo com suas idades. Para a categoria individual, as divisões são as seguintes: 16 a 19 anos, 20 a 29 anos, 30 a 39 anos, 40 a 49 anos, 50 a 59 anos, 60 a 69 anos e acima de 70 anos. Para atletas com deficiência, as categorias incluem deficiente visual com guia, deficiente auditivo, deficiente intelectual e deficiente físico membro superior.

Os cinco primeiros colocados na categoria geral individual masculino e feminino das duas provas, bem como os três primeiros colocados de cada faixa etária masculina e feminina na prova principal de 12 km, receberão prêmios. 

Após a corrida, atletas e acompanhantes terão a oportunidade de participar da Festa do Espumante, um evento especial para relaxar e confraternizar com outros participantes do evento. Na festa, todos poderão desfrutar de uma variedade de vinhos e espumantes, degustar deliciosas comidas da região e curtir muita música ao vivo. 

Entrega dos Kits 

A entrega dos Kits aos aletas será realizada no dia 23 de setembro (Sábado), na Arena EMS, localizada ao lado do River Shopping, das 11h às 19h. 

O Kit é composto com:

– Camisa

– Número de peito

– Bag

– Vinho Rio Sol

– Suco de Uva Rio Sol

– Medalha

– Viseira

– Caixa de Uva Speciale

– Power Whey 3 Corações