51 anos de tradição: Jecana é um dos eventos juninos mais importantes do interior de Petrolina

0
78

51 anos de tradição: Jecana é um dos eventos juninos mais importantes do interior de Petrolina

A Jecana, evento que faz parte do Ciclo Junino de Petrolina, tem dois aspectos que tornam o festival importante para a comunidade localizada no interior do município: a tradição cultural e a geração de oportunidades para empregos indiretos e o comércio. O evento ocorre na comunidade do Capim, que fica a cerca de 20km da cidade, e tem início a partir desta sexta-feira (07) e segue até o domingo (09),

Este ano, a Jecana do Capim está comemorando seus 51 anos e é considerado, por lei, como ‘Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco’. Fundada pelo radialista Carlos Augusto Amariz, a festa ficou conhecida em todo o Brasil por homenagear o animal de tração mais popular no Nordeste: o jegue.

Além de muito forró e a tradicional corrida de jegues, tem também a movimentação econômica. A estimativa é gerar R$ 3 milhões e 500 empregos diretos e indiretos. Na vila, onde moram quase 200 famílias, vão ser montados três bares, dois restaurantes fixos, 14 barracas com serviços de bares e restaurantes e uma média de 60 ambulantes vão expor seus produtos. A estrutura ainda conta com comerciantes em barraquinhas, que receberão o público logo após a missa.

Além disso, o evento espera a participação de cerca de 60 corredores, que vem de outros estados, como Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia, Piauí, Sergipe e Pernambuco, entre outros. A expectativa é de atrair mais de 10 mil pessoas vindas tanto de Petrolina quanto de municípios circunvizinhos.  

Programação

A programação tem início na sexta-feira (7), inicia com uma missa, às 19h, na igreja católica local e depois uma quermesse com barracas de comidas e bebidas da região. No sábado (8), as comemorações iniciam às 16h, com o torneio de futebol no campo da comunidade do Capim. No período da noite serão abertas as barracas e haverá shows, a partir das 20h, com o ‘Forró da Rabichola’, e os shows de Edenio Lima e Lu Vaqueira. Já no domingo (9), acontecerá a tradicional corrida de jegue, às 9h, depois tem o desfile do Jegue Fashion, e a partir das 14h o ‘Forró do Poeirão’, com shows dos artistas Henrique Nunes, Fabinho Testado e Sirano & Sirino.

Texto: Luzete Nobre / Fotos: Deivid Menezes