Animação e irreverência: Tradicional Jecana do Capim é sucesso em Petrolina

0
238

Texto: Luzete Nobre / Fotos: Deivid Menezes 

Animação e irreverência: Tradicional Jecana do Capim é sucesso em Petrolina

Marcado pelo recorde de público, o evento atraiu muitos competidores e visitantes 

Sucesso é a palavra certa para definir a 51ª edição da Jecana do Capim, que ocorreu na zona rural de Petrolina. Foram três dias intensos de muito forró e momentos culturais. O público acompanhou a tradicional corrida de jegues e burros, o desfile do jegue fashion, e o famoso ‘Forró do Puerão’. A Jecana do Capim, que faz parte do calendário junino do ‘Melhor São João do Brasil’, começou na sexta-feira (07), com a missa na igreja católica local e terminou no domingo (09).

Segundo a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETUR), o evento foi recorde de público e atraiu mais de 10 mil pessoas advindas tanto de Petrolina quanto de cidades circunvizinhas que aproveitaram diversos momentos. No sábado (08), as pessoas puderam acompanhar o torneio de futebol, que ocorreu a tarde, e a noite foi a vez do ‘Forró Rabichola’, que teve os shows de Edenio Lima e Lu Vaqueira.

Já no domingo (09) pela manhã, a arena de competição foi iniciada com a corrida de jegues, que contou com a participação de cerca de 60 corredores de Petrolina e que também vieram de outros estados, como Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia, Piauí e Sergipe. A primeira colocação ficou para a cidade de Jataúba, em Pernambuco, com o jegue ‘Amim’, da equipe Ferro Velho. Já o segundo lugar foi para a cidade de Zabelê, na Paraíba, com o jegue ‘Tira Teima’, da equipe FM; e terceiro lugar ficou com ‘Tornado’, da cidade pernambucana Salgadinho, da equipe UBS.

Já na corrida de burros, a primeira colocação foi para Petrolina, com o burro ‘Gato Preto’; o segundo lugar foi para ‘Catarina’, da cidade de Jataúba, também de Pernambuco; e o terceiro lugar foi para ‘Dourado’, da cidade de Capitão Gervásio, do Piauí. No concurso do jegue fashion a jumenta ‘Catarina’, representando a arte do circo, garantiu a primeira colocação. Em segundo lugar, foi a vez de ‘Meotinha – Uma boa ideia’, que veio representando os 51 anos da Jecana; e a terceira posição foi para o ‘Jegue Operário’, representando todos os trabalhadores.