Arena de Esportes da Bahia recebe a Fase 5 do Circuito Baiano de Ginástica no final de semana de muito esporte pela Bahia 

0
90
Foto: João Ubaldo

Arena de Esportes da Bahia recebe a Fase 5 do Circuito Baiano de Ginástica no final de semana de muito esporte pela Bahia 

Na capital e no interior, também acontecem competições de natação, futebol feminino, tiro com arco, jet ski, remo, baleado, motociclismo, xadrez, corrida e beach tennis 

A Fase 5 do Circuito Baiano de Ginástica, penúltima etapa da competição estadual da Federação Bahiana de Ginástica (FBG), acontece neste final de semana na Arena de Esportes da Bahia, em Lauro de Freitas. Com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o circuito movimenta o calendário de uma das modalidades destaques do estado no ano. 

Com a presença de 315 atletas especialistas de 13 academias baianas, todas as participantes das fases anteriores poderão buscar mais uma vez as melhores colocações por aparelhos e somar pontos para a classificação por equipes. O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, destaca o apoio dado à ginástica na Bahia para as conquistas e a revelação de atletas. 

“Hoje, a ginástica na Bahia é uma modalidade de ponta com grandes jovens talentos que despontam no cenário nacional e internacional. Tivemos nesta semana, três ginastas viajando com apoio da Sudesb para uma competição sul-americana no Paraguai com reais chances de medalha. Isso é fruto do investimento do Governo do Estado no fomento das competições estaduais e das escolinhas, como a Casa de Ginástica da Bahia (Cagiba), importante ferramenta, em Lauro de Freitas, de desenvolvimento das nossas atletas.” 

A abertura será no sábado, 02, a partir das 8h. Já a competição ocorre das 8h30 às 13h e das 14h às 18h30, com as apresentações individuas por categorias da ginástica rítmica. Já no domingo, 03, é a vez do Campeonato Baiano de Ginástica Aeróbica, das 9h às 9h30. Em seguida, as apresentações serão válidas pela Copa Bahia de Ginástica Artística e da Copa Bahia de Trios e Conjuntos de Ginástica Rítmica.  

Natação – Além disso, outras competições movimentam o final de semana esportivo baiano. A Piscina Olímpica da Bahia, na Av. Mário Leal Ferreira (Bonocô), recebe duas importantes competições do calendário da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA). Na sexta, 01, e no sábado, 02, ao longo do dia, acontece o Troféu Walter Júnior – Copa Norte Nordeste de Clubes, com atletas da Bahia e de outros estados. 

Já no domingo, 03, é dia de vibrar com as finais do Campeonato Baiano de Polo Aquático – Troféu André Albuquerque. Dentre os participantes, estão os rivais Polo Salvador e Polo Feira de Santana na chave principal e a jovem equipe do projeto Natação em Rede, uma parceria da Sudesb e da FBDA, na chave prata. 

Copa Loreta Valadares – Já as semifinais da Copa Loreta Valadares de Futebol Feminino 2023 acontecem neste final de semana. A equipe Saracity enfrenta a Revelação às 15h do domingo, 03, no Estádio de Pituaçu. O local também será palco da outra semifinal entre Batgirl e As Misturadas logo antes, a partir das 13h. O time Batgirl, inclusive, está em busca de mais um título por ser o atual campeão da categoria adulto do certame estadual. 

Na categoria sub-17, disputada no Centro de Treinamento do Estádio Manoel Barradas (CT Barradão), As Minas do Futebol Capelão enfrentam o CFFB no sábado, 02, às 13h. Em seguida, por volta das 15h, é a vez de o sub-17 do Esporte Clube Vitória buscar a outra vaga da grande final contra o Arena Palestra. 

Tiro com Arco – Também em Salvador, as finais do Campeonato Maria Quitéria 2023 acontecem nestes sábado, 02, ao longo do dia, e na manhã do domingo, 03, no Estádio de Pituaçu, com combates diretos entre um arqueiro versus o outro, que promete dar mais emoção para o público de entrada gratuita. Cerca de 28 atletas, divididos por idade e naipes feminino e masculino, nas categorias barebow, composto e recurvo olímpico, buscam os títulos de campeões baianos na temporada.  

Jet Ski – No sábado, 02, acontece o Campeonato Baiano de Jet Ski 2023 na Marina Jacob Adventure, em Barra do Jacuípe, no município de Camaçari. As duas principais categorias serão o Rally de Regularidade e o Jet Standup, com a expectativa de 20 a 30 atletas participantes. A programação da competição, que ocorre desde 1999 como fomentadora da modalidade no estado, inicia às 9h, com as inscrições dos atletas, e segue com o briefing técnico, às 10h, e o início das provas, das 11h até por volta das 15h. 

Remo – A Enseada dos Tanheiros, na Praia da Ribeira, vai receber, neste domingo, 03, a partir das 10h, a tradicional competição nas suas águas: o Campeonato Baiano de Remo 2023, com sua etapa de encerramento. O destaque é a disputa acirrada entre as equipes do Clube de Natação e Regatas São Salvador e o Esporte Clube Vitória pelo título geral. 

A programação inicia com a categoria 2X principiante e segue com: 1X feminino principiante; 4+ senior; 1X junior B; 2- peso leve; 2+ senior; 4- sub-23; 2- feminino senior; 4X principiante; e 8+ sub-23. Além dos dois líderes, o Clube de Regatas Península, o Sport Club Santa Cruz e o Clube de Regatas Itapagipe também terão representantes nas categorias. 

Baleado – O último zonal do Campeonato Baiano de Baleado 2023 chega à capital baiana neste domingo, 03, com a presença de seis equipes das cidades de Salvador, Riachão do Jacuípe e Jequié na categoria feminino. Realizadas no Ginásio da Adelba, em Patamares, as disputas serão no formato denominado “torneio”, em que as partidas, exceto a final, são em um tempo de dez minutos, sendo vencedor quem balear todos os adversários ou tiver baleado mais adversários antes do final do tempo. 

Motociclismo – No interior do estado, a cidade característica do ciclismo e motociclismo baiano, Castro Alves, sedia a final do Campeonato Baiano de Enduro, durante o 1º Enduro do Poeta, neste final de semana. A largada será a partir das 9h, no Parque de Vaquejada Arena Vital, onde ocorre todo o circuito fechado da prova. 

Xadrez – O Festival de Xadrez do Interior chega à cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, neste domingo, 03, a partir das 9h30, com a sua última edição no ano após passar por Itaberaba e Vitória da Conquista. O Centro de Apoio ao Esporte e à Cidadania (CAEC), no bairro do Gleba, será o palco dos duelos no ritmo 10+5, com o objetivo de interiorizar e fomentar a prática da modalidade, principalmente o xadrez escolar, para novos adeptos, a partir da presença dos principais nomes do estado. 

Corrida – Cerca de 700 atletas são esperados na 23ª edição da tradicional Corrida do Fogo, um dos maiores eventos de corrida da região de Feira de Santana, neste domingo, 03. Com percursos de 5 km e 10 km, a largada e a chegada da prova para as categorias geral, militar e PCD, divididas nos naipes masculino e feminino, serão realizadas no Boulevard Shopping, a partir das 7h. 

Beach Tennis – A cidade de Porto Seguro será palco por mais uma semana do Circuito Baiano de Beach Tênis 2023, desta vez na Arena Medalha de Prata, neste final de semana. 260 inscrições já foram confirmadas para as categorias de duplas masculinas, femininas e mista (sub-19, sub-30, sub-40, sub-50, Pro, A, B, C e D), e individuais (Pro, A, B, C e D). 

A programação começa na sexta-feira, 01, e segue até o domingo, 03, com partidas das 8h às 22h. Essa será a primeira prova na arena, com o objetivo de apresentar a modalidade do beach tennis pelo interior da Bahia, seguindo para Prado, também no extremo sul, na próxima semana.  

Ascom Sudesb 

Maurício Viana