Arena de Esportes da Bahia recebe grande competição nacional de judô neste final de semana com apoio da Sudesb

0
269
Foto: Jonas Farias / Divulgação Sudesb

Arena de Esportes da Bahia recebe grande competição nacional de judô neste final de semana com apoio da Sudesb 

338 judocas de 26 estados participam do Campeonato Brasileiro de Judô Sub-21 Individual e por Equipes  

Ascom Sudesb / Foto: Divulgação Jonas Farias

A Bahia será palco de mais uma grande competição de judô, desta vez nacional, na Arena de Esportes da Bahia, após o sucesso da Copa Pan-Americana Cadete e Junior e o Open Pan-Americano Sênior Bahia 2023. O Campeonato Brasileiro de Judô Sub-21 Individual e por Equipes acontece neste sábado, 05, a partir das 9h, com as disputas individuais, e domingo, 06, a partir das 10h, quando é a vez das equipes mistas subirem nos tatames. 

Com a entrada gratuita. a competição é realizada pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), com a parceria da Federação Baiana de Judô (Febaju) e o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, celebra a realização dos principais eventos da modalidade no continente e no país consecutivamente no estado.  

“A Bahia, em especial Lauro de Freitas, com a Arena de Esportes, já pode ser considerada a casa do judô no país por causa de um investimento forte do Governo do Estado no apoio para a realização destes eventos, que auxiliam no fomento da modalidade, garantindo a preparação e a participação dos nossos atletas. Eventos nacionais como este e o de ginástica, por exemplo, lotam o espaço com um público motivador na torcida”, pontua Vicente Neto. 

Ao todo, 338 judocas, sendo 180 no masculino e 158 no feminino, de 25 estados brasileiros mais o Distrito Federal, participam da competição que também distribui pontos nas sete categorias femininas e sete masculinas para o ranking nacional, como parâmetro para a formação da Seleção Brasileira Junior do pan-americano e do mundial da modalidade. Já a competição por equipes mistas, com 20 equipes e 218 atletas inscritos, promete trazer duelos eletrizantes. 

A programação inicia na tarde desta sexta-feira, 04, com o credenciamento, o sorteio das chaves e as pesagens oficiais. No sábado, após a cerimônia de abertura, às 8h20, acontecem os combates por categorias e as pesagens oficiais dos confrontos de domingo entre equipes. A delegação da Bahia, composta por 17 atletas, é uma das maiores do torneio. Dentre os baianos, os destaques são Peterson Araújo no masculino -73 kg e Rebeca Dantas no feminino -52 kg, que foram medalhistas de bronze na edição do certame no ano passado. 

O presidente da Febaju, Marcelo Ornelas, destaca o desenvolvimento da modalidade no estado. “É de grande importância a realização de grandes eventos, proporcionando capacitações para a equipe de trabalho e o desenvolvimento técnico dos treinadores e atletas baianos. Fizemos uma capacitação no final de julho para cerca de 160 técnicos e árbitros de diversas cidades da Bahia, demonstrando a motivação do judô baiano em evoluir e buscar a excelência no crescimento coletivo”, pontua.