Atletas da Bahia participarão do Campeonato Regional do Nordeste de Goaball  

0
171

Ascom Sudesb 

Trinta e dois atletas baianos masculinos e femininos irão competir o Campeonato Regional Nordeste de Goalball, em Recife (PE), entre os dias 10 e 15 de abril. Integram a delegação atletas do Instituto dos Cegos da Bahia (CBV), da Associação Santo-Antoniense dos Deficientes Visuais (Asdev), da Associação de Cegos do Sul da Bahia (ACSB) e da Associação de Pessoas com Deficiência Visual de Alagoinhas (Apedva). 

A viagem dos atletas e toda a equipe técnica (quatro técnicos e mais oito profissionais de apoio) está sendo garantida por meio de transporte concedido pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). 

O técnico Márcio Peruna, do Instituto dos Cegos da Bahia (CBV), mostra sua satisfação, afirmando “que os órgãos do estado vêm apoiando o esporte, garantindo o transporte para levar os atletas às competições, fazendo com que os mesmos tenham seus direitos de inclusão nos esportes e adquiram melhor performance técnica”.  

O Campeonato Regional Nordeste é disputado anualmente, com organização da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), sendo etapa seletiva para as competições nacionais da modalidade. Na edição nacional das Paralímpiadas Escolares 2022, a equipe masculina de goalball da Bahia conquistou medalha de prata, resultado semelhante aos anos de 2019 e 2021.   

Goalball – É um esporte coletivo com bola, praticado por três atletas em cada área do e que possuem deficiência visual. O objetivo do jogo é arremessar uma bola com as mãos de modo que a bola entre na baliza do adversário, baseado nas percepções tátil e auditiva, por isso não pode haver barulho no ginásio durante a partida, exceto no momento entre o gol e o reinício do jogo e nas paradas oficiais. A bola tem 76 cm de diâmetro e pesa 1,25 kg.