Bahia, Vasco e Santos lutam para não cair na última rodada do Brasileirão

0
201
Torcida Bahia x Gremio Copa do Brasil 04072023 Foto Felipe Oliveira-ECB

Bahia, Vasco e Santos lutam para não cair na última rodada do Brasileirão

Da Redação - com informações do GE

A última rodada do Brasileirão 2023 reserva para os torcedores de Bahia, Vasco e Santos momentos de fortes emoções na luta para escapar do indesejado rebaixamento para a segunda divisão do futebol nacional. As três equipes fazem último jogo diante de suas torcidas nesta quarta-feira (6), a partir das 21h30.

Com América-MG, Coritiba e Goiás rebaixados, resta apenas uma vaga para três candidatos. O portal GE fez um resumo da situação dos três clubes candidatos ao rebaixamento.

Bahia

Dos três, teoricamente a situação mais complexa é a do representante baiano, que abre o Z-4 com 41 pontos, e precisa vencer o Galo na Fonte Nova e torcer para que Vasco e Santos não vençam seus jogos.

Segundo dados do GE, o Bahia escapa da Série B se vencer, mas Santos e Vasco não vencerem. Caso empate com o Atlético-MG, torcer para o Vasco perder para o Bragantino.

Desempate

Como todos os times que lutam contra o rebaixamento têm o mesmo número de vitórias, o saldo de gols pode ser decisivo. O Bahia é quem leva vantagem neste quesito: tem -6 gols de saldo. O Vasco tem -11, enquanto o Santos tem -24.

Vasco

O Vasco também depende apenas dele para não ser rebaixado. Em 16º lugar, com 42 pontos, o Cruz-Maltino enfrenta o Red Bull Bragantino, em São Januário, e não vai para a Série B se:

  • Vencer o Bragantino;
  • Perder para o Bragantino, mas o Bahia perder para o Atlético-MG;
  • Empatar com o Bragantino, mas o Bahia não vencer o Atlético-MG.

Santos

Dos três, quem tem a situação mais confortável é o Santos. Com 43 pontos, o Peixe é o 15º colocado na tabela de classificação do Brasileirão. Para escapar sem depender de nenhum outro resultado, o time precisa vencer o Fortaleza, na Vila Belmiro.

Como já está fora da zona de rebaixamento, o Santos pode escapar da queda mesmo perdendo. O Peixe fica livre da Série B se:

  • Vencer o Fortaleza;
  • Perder para o Fortaleza, mas o Bahia perder ou empatar com o Atlético-MG;
  • Perder para o Fortaleza, mas o Vasco perder para o Bragantino;
  • Empatar com o Fortaleza, mas o Vasco no máximo empatar com o Bragantino;
  • Empatar com o Fortaleza, mas o Bahia no máximo empatar com o Atlético-MG.