Bolsa Atleta 2023: Prefeita Suzana Ramos renova programa que incentiva o esporte no município

0
175

Texto – Amanda Franco / Fotos: Ícaro Alexandre /PMJ

A prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, renovou nesta quinta-feira (10) o Bolsa Atleta, um programa que incentiva o esporte e dá condições aos atletas para continuarem competindo e representando Juazeiro. A assinatura do contrato com os atletas foi realizada no Salão Nelson Costa, no Estádio Adauto Moraes, uma sala que tem um significado importante para o esporte do município. Estiveram presentes na cerimônia, os vereadores Neguinha da Santa Casa, Lourival Quirino, Luciano do Vale, Jean Gomes, Mundeco e Ítalo Marcelino.

O Bolsa Atleta é um programa instituído por lei municipal, executado através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte), e atualmente contempla 15 atletas e paratletas com o melhor ranking nas suas modalidades. Com o Bolsa Atleta, os contemplados recebem um valor de R$ 1 mil por um período de 12 meses. “Investimos no esporte, pois acreditamos que através dele transformamos a vida das pessoas. É uma grande felicidade poder através de uma lei municipal incentivar estes jovens que são vencedores e têm levado o nome de Juazeiro para fora”, destacou a prefeita Suzana Ramos.

“Este é um momento de alegria, a gente recebe essa renovação com muita gratidão. Antes eram 10 atletas e hoje são 15 contemplados com o Bolsa Atleta e já existe a proposta de aumentar este número. Todos os atletas que estão aqui, estão por mérito deles, pois são campeões. Juazeiro é um celeiro de atletas, a Prefeitura de Juazeiro está fazendo a parte dela e acho que as empresas da região poderiam incentivar também”, destacou o vereador Lourival Quirino.

Os atletas e paratletas contemplados com o programa Bolsa Atleta integram esportes como judô, ciclismo, karatê e natação. Roberta Oliveira é paracilista e pela primeira vez participa do programa Bolsa Atleta para ajudar no custeio das despesas das viagens. “O calendário de provas do paraciclismo vai de 7 a 12 provas no ano e todas são longe. O Bolsa Atleta vai entrar como uma ajuda fundamental nessas viagens”, destacou a paratleta.

Também pela primeira vez contemplado pelo programa municipal, Henry Nehu de Souza Silva, de 14 anos, disputa desde muito pequeno o karatê. “Uma maravilha, porque a gente passa muita dificuldade. Para ir às competições, muitas vezes não temos como custear, e com essa ajuda que o Bolsa Atleta nos proporciona é uma maravilha”, disse.

Ulberte Oliveira é paraciclista e como já participa do programa há anos, reconhece a importância do Bolsa Atleta. Este programa favorece muito o esporte municipal para a gente poder viajar mundo afora e representar Juazeiro muito bem”, declarou.

Incentivo ao esporte

Além do programa Bolsa Atleta, a gestão Suzana Ramos tem incentivado o esporte em suas mais diversas modalidades, a exemplo da etapa de beach tennis, vôlei, etapa baiana de natação, Jiu-Jitsu, quadrangular de futebol feminino e apoio ao Triathlon Mãe Malvada e à Corrida do Sesc.

“Iniciamos estes dias o Campeonato de Futebol Amador que é realizado pela Liga Desportiva Juazeirense (LDJ), com o apoio da gestão municipal, um campeonato tradicional e que está chegando aos 100 anos. Tivemos uma etapa de jiu-jitsu, passeio ecológico de caiaque em comemoração ao aniversário da cidade e muitos outros eventos ainda estão no calendário como o campeonato distrital, interbairros. A prefeita Suzana Ramos vem nessa jornada apoiando o esporte em geral”, pontuou o secretário da Seculte, Sérgio Fernandes.