Câmara de Vereadores de Petrolina concede Moção de Aplausos à Coopexvale

0
192

Por Carlos Laerte – CLAS Comunicação

A Câmara de Vereadores de Petrolina, concedeu, por unanimidade, à Cooperativa de Produtores Exportadores do Vale do São Francisco (Coopexvale), uma Moção de Aplausos em reconhecimento ao exemplo de união e solidariedade dos fruticultores durante as fortes chuvas que caíram na região em novembro do ano passado.

Votada na sessão do dia 20/04/2023, a honraria, segundo o autor do requerimento de número 0207/2023, vereador Cesar Durando (DEM), se justifica pelo verdadeiro mutirão que reuniu 29 produtores de uvas da Coopexvale para ajudar dois dos associados a levantar seis hectares de parreirais que foram ao chão após receberem chuvas com precipitações de até 187 mm em um mesmo dia.

Nesta segunda-feira (5), durante a entrega do documento em homenagem à diretoria da cooperativa, César Durando, lembrou que os 23 vereadores da Casa Plínio Amorim, também votaram a favor da Moção (palavra que se origina do latim “motio” e quer dizer ação, ou ato de mover), em valorização à empatia dos produtores. “Conhecedores que são da missão, praticamente impossível, de erguer sozinho um parreiral caído, toda a Coopexvale se identificou com o sofrimento dos dois cooperados e foi esse altruísmo quem evitou o comprometimento da produção e muitos prejuízos”, ressaltou.

O presidente da Coopexvale, Álvaro Solano, agradeceu ao poder legislativo municipal, lembrando que a união e a força colaborativa sempre fizeram parte dos princípios da cooperativa desde sua criação, em 2004. “Hoje, nossa cooperativa responde por uma produção anual de 16 mil toneladas de uvas sem semente, em uma área de mais de 500 hectares”, frisou.

Através das marcas Gota de Mel, Doçura do Vale e Uvas do Campo, a Coopexvale está presente em todos os estados brasileiros, comercializando ainda em larga escala para o exterior, principalmente para os mercados da Europa, América do Sul e Estados Unidos. “Norteados pela afirmação de que a matéria-prima do cooperativismo é a união, seguimos juntos, aliando produtividade e desenvolvimento com equilíbrio ambiental, prosperidade e responsabilidade social”, concluiu o presidente.