Capital baiana recebe competição de Skate Street 2023 durante a Virada Esportiva Salvador

0
130
Skate street Crédito - Rodrigo Calzone (002)

Esporte: Capital baiana recebe competição de Skate Street 2023 durante a Virada Esportiva Salvador

Evento será realizado no Parque dos Ventos, na Boca do Rio, e vai reunir cerca de 80 competidores de toda a Bahia

Texto: Bruno Ganem

Nos dias 21 e 22 de outubro (sábado e domingo) Salvador será a capital do skate baiano. O Parque dos Ventos, na Boca do Rio, sediará a Virada Esportiva Skate Street Festival PDV 2023. Para a ocasião, são esperados cerca de 80 atletas, de toda a Bahia. O evento que terá entrada gratuita para o público que deseja prestigiar, é homologado pela Federação de Skateboard do Estado da Bahia (FESEB).

Para essa edição, uma novidade. Toda a competição acontecerá dentro da Virada Esportiva de Salvador, realizada pela Prefeitura Municipal do Salvador, através da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (SEMPRE). Portanto, além da competição de skate, outros 20 eventos das mais diversas modalidades estarão acontecendo ao mesmo tempo na capital Baiana.

Por isso, para a ocasião especial, um modelo diferenciado de disputa vai entrar em vigor nessa etapa. Toda a competição será realizada no formato Jam Session. Ou seja, cada atleta poderá fazer até cinco manobras especiais. “A pista do Parque dos Ventos é muito grande, e fica difícil numa linha explorar todo o espaço. Por isso, essa ideia permite que em cada manobra um novo local seja explorado. O atleta vai se deslocar menos e consequentemente gastar menos tempo indo de um lugar ao outro e com isso aumenta o nível técnico, já que os juízes serão mais rigorosos nos critérios de avaliação”, explica André Borges, Diretor de Competições do evento.

A competição terá ao todo sete categorias. São elas o feminino mirim, iniciante e amador; e masculino mirim, iniciante, amador e master. A competição em si será realizada somente no domingo (22/10), das 08h às 18h30. Das cinco manobras que serão realizadas, somente as três melhores serão contabilizadas.

Um dia antes, no sábado, das 12h às 18h, vai ocorrer a Free Session ao som do DJ Kbça. “A ideia da Free Session é promover a inclusão e celebração entre as categorias, inclusive com a participação de alguns membros da comissão técnica que também são skatistas. É uma oportunidade para atletas de diferentes categorias ocuparem a pista ao mesmo tempo e realizarem manobras”, ressalta o Ernesto Belote, Coordenador Geral da competição.

No mesmo dia, membros da comissão técnica da federação estadual, a FESEB, vão competir também na Jam Session de cinco manobras. O evento de apresentação terá um aspecto curioso: os árbitros julgadores serão os atletas que vão disputar a Virada Esportiva no dia seguinte.

Interessados em participar do evento devem se inscrever até o dia 20/10 (sexta-feira), pelo link https://www.feseb.com.br/inscreva-se/. A taxa de inscrição custa R$ 30,00. Receberão premiação em peças de skate e troféus os três primeiros de cada categoria.

A Virada Esportiva Skate Street Festival PDV 2023 é  homologado pela Federação de Skateboard do Estado da Bahia (FESEB) e produzido pela Empresa MTE BRASIL (Marketing, Turismo e Entretenimento). O evento conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal do Salvador, através da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (SEMPRE).

Programação:

Sábado – 21/10

12:00-18:00 – Free Sound Session ao som do Dj Kbça e Jam Session da Diretoria;

Domingo – 22/10

08:00 – Treinos Livres

09:00 – Categoria Feminino Mirim;

09:30 – Categoria Masculino Mirim;

10:20 – Categoria Feminino Iniciante;

10:50 – Categoria Masculino Iniciante;

11:30 – Categoria Masculino Amador (Eliminatórias);

13:30 – Categoria Feminino Amador;

14:20 – Categoria Masculino Master;

15:30 – Categoria Masculino Amador (Finais);

17:00 – Premiação e encerramento.