Com apoio do Sebrae em Juazeiro, acontece a 10ª edição do Semiárido Show de 1º a 4 de agosto

0
241
Foto: iStck

Com apoio do Sebrae em Juazeiro, acontece a 10ª edição do Semiárido Show de 1º a 4 de agosto

Evento direcionado aos produtores rurais da agricultura familiar do Vale do São Francisco retorna depois de quatro anos sem edição presencial

Por Carlos Humberto

Com a temática Ciência e Tecnologia Promovendo o Desenvolvimento, acontece a 10ª edição do Semiárido Show, de 1º a 4 de agosto, em Petrolina (PE). O evento é realizado pela Embrapa em parceria com o Sebrae em Juazeiro, Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) e a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), entre outras entidades, e apoio do Governo Federal, através do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Direcionada aos produtores rurais da agricultura familiar da região, a feira é um dos maiores eventos de inovação tecnológica para o setor e traz uma programação repleta de capacitações englobando diversas temáticas voltadas para a convivência com o clima.

Durante o evento, serão realizados seminários, oficinas, palestras e dias de campo. As capacitações serão ministradas por pesquisadores e técnicos da Embrapa e de instituições parceiras. As inscrições são feitas no local, gratuitamente.

De acordo com a programação, entre os temas abordados estão a bioeconomia na Caatinga, sistemas integrados sustentáveis no Semiárido, energias renováveis, preservação e uso sustentável do bioma e recuperação de áreas degradadas.

Uma das novidades da edição será a disponibilização de uma programação de cursos virtuais oferecidos por meio da Vitrine de Capacitações on-line da Embrapa, o e-Campo.

A feira também conta com o Espaço dos Sabores, uma estrutura montada para a realização de oficinas de culinária e de processamento de produtos. Além disso, haverá o espaço ‘Vila da Economia Solidária’, área reservada à exposição de empreendimentos regionais.

Segundo o gestor de projetos de agronegócio do Sebrae em Juazeiro, Isael Pina Junior, além do apoio institucional, o Sebrae levará caravanas de produtores rurais dos municípios de Curaçá, Casa Nova e do Projeto Maniçoba de Juazeiro. Na sua visão, “a participação em evento dessa magnitude é muito importante para o Sebrae e traz para o seu público-alvo oportunidades de acesso a grandes tecnologias sociais e inovações para o setor semiárido”, concluiu.

SERVIÇO:

O quê: Semiárido Show 2023

Quando: 1º a 4 de agosto de 2023

Onde: Rodovia BR-428, Km 148, Petrolina-PE

Mais informações: https://www.embrapa.br/semiaridoshow