Competições dos Jogos Escolares Municipais 2023 são iniciadas em Juazeiro

0
246

Texto: Eneida Trindade – Ascom/Seduc/PMJ – Fotos: Pedro Ângelo e Ícaro Alexandre

A quadra de esportes do Instituto Federal da Bahia (Ifba) vibrou com o início das competições da 43ª edição dos Jogos Escolares Municipais, realizada pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc). Nesta quarta-feira (10), a fase preliminar do futsal masculino reuniu equipes de 18 unidades de ensino, entre escolas da rede municipal, estadual, federal e privada.

O secretário de Educação e Juventude, Wank Medrado, recepcionou os estudantes no início dos jogos, parabenizou os atletas e falou da importância do esporte como instrumento de transformação. “Quero parabenizar todas as pessoas envolvidas nos Jogos Escolares. É uma alegria imensa participar desse momento extraordinário no qual o esporte é um instrumento de integração, de afastamento de jovens e crianças do mundo do crime e das drogas, do fortalecimento familiar, além de termos a oportunidade de encontrar, entre esses estudantes, atletas de alto rendimento”, disse o gestor que aproveitou o momento para testar a quadra com os alunos.

De acordo com o supervisor de núcleo da Diretoria de Juventude e Esportes da Seduc, João Pedro Sá, os jogos já começaram cumprindo o seu objetivo, misturando esporte e alegria. “Os jogos já começaram com muita vibração, com torcida e animação. Nossa expectativa é que esse clima permaneça até o final da competição e que nossos atletas possam se divertir e competir”, disse João Pedro.

Para o atleta do Ifba, Jonas Emanuel, 15 anos, que venceu sua primeira partida por 6×0 contra o time do Colégio Estadual Cecílio Mattos, “é bom demais já começar uma competição tão importante com uma vitória dessa. Quero agradecer muito a prefeita Suzana, que está organizando os jogos e nos dando a oportunidade de competir”, disse o estudante. 

Jogos Escolares Municipais

No total, 12 modalidades de esporte integram os Jogos Escolares 2023. Atletismo, badminton, natação, judô, xadrez, voleibol de areia e de quadra, baleô, futsal, handebol, basquetebol e futebol society compõem a grade de competições masculinas e femininas, nas categorias pré-mirim, mirim e infantil. A programação conta com a adesão de 67 escolas e 4 mil estudantes da rede municipal, estadual, federal e privada de ensino, com idade entre 9 e 17 anos.