Cooperativa de Produtores de Manga do Perímetro de Maniçoba tem criação formalizada em Juazeiro

0
70

Cooperativa de Produtores de Manga do Perímetro de Maniçoba tem criação formalizada em Juazeiro

Fundação da entidade teve apoio do Sebrae e é um marco para a organização produtiva da mangicultura do Vale do São Francisco

Por Carlos Humberto

Com o objetivo de fomentar, organizar e apoiar na promoção do desenvolvimento empresarial e organizacional de produtores de manga, foi fundada em Juazeiro, no Norte da Bahia, a Cooperativa de Produtores de Manga do Perímetro de Maniçoba-BA (Cooperman), formada por 28 cooperados.

A iniciativa teve o apoio do Sebrae por meio de consultoria especializada, acompanhada por Agentes Locais de Inovação do programa ALI Rural, na condução do processo para formatação da constituição do modelo da nova cooperativa e busca de soluções para ajudar na preparação e amadurecimento dos produtores sócios-fundadores.

Outra tarefa da consultoria foi definir e fortalecer a identidade cultural da cooperativa, capacitar dirigentes e produtores para atuarem como facilitadores no processo de desenvolvimento do grupo, definir o modelo de gestão, detalhar e adequar os papéis de cada estrutura: Conselho, Comitês, Setores, Departamentos, Coordenadores e Diretorias.

Segundo o produtor rural Bertolino Alves Barbosa, a chegada da cooperativa “vai fortalecer o trabalho participativo, sepultando o individualismo, e por consequência trazendo resultados positivos para o nosso trabalho”.

Já opinião do produtor Cristiano Dantas Borges, “a chegada da cooperativa vai trazer uma nova realidade para o nosso trabalho, promovendo a organização dos produtores que hoje estão muito isolados, cada um no seu lote, e não se organizam. Também poderá mudar a equação da cadeia produtiva atual, onde o intermediário termina ganhando o que seria do produtor”.

Para Isael Pina Junior, gestor de projetos e Agronegócio do Sebrae em Juazeiro, a criação da cooperativa é “um marco para a organização produtiva dos produtores rurais de Juazeiro vinculados à produção de manga no Perímetro Irrigado de Maniçoba, já que traz novas possibilidades de organização, eficiência nos processos de comercialização e, consequentemente, o fortalecimento da atividade, gerando assim, melhorias para todos. O Sebrae acredita nesse modelo de organização e por isso está apoiando a iniciativa”, finaliza Pina Junior.