Copa do Brasil: Zebras ou os pequenos cresceram?

0
188
Troféu Copa do Brasil Foto Lucas Figueiredo-CBF-Divulgação

A Opinião de Jota Jota – Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O que tem de gente grande chiando com relação à Copa do Brasil com suas mudanças, e principalmente por resultados auferidos nas duas primeiras rodadas da competição, onde alguns mitos do futebol brasileiro foram engolidos em campo pelos chamados pequenos ou zebras, como queiram adjetivar.

A verdade é que o Ranking da CBF que garantia clubes na competição, mesmo que não conseguissem em campo o direito, foi retirado do contexto e agora tudo tem que ser no tapete de grama e não mais no carpete da entidade, e alguns já nos estaduais ficaram pelo meio do caminho precisando buscar competições alternativas se quiserem jogar o milionário torneio em 2024. Outros, as zebras trataram de colocar para fora do torneio.

Pouco importa se ganharam no tempo normal e ou nas decisões por pênaltis, para eles o importante foi ganhar e passar de fase colocando alguns reais nos cofres, e olhem quem passou para a terceira fase, já tem dinheiro para folha salarial do restante do ano. 

A cutucada está sendo tão grande, que os gigantes do brasileiro estão deveras preocupados com o crescimento de times pequenos e ou intermediários; estamos falando de Volta Redonda, Ituano, Ypiranga de Erechim, Nova Iguaçu e outros por este Brasil afora. Basta que olhemos, dos 64 clubes a não ser os que vão entrar pelo meio do caminho, quantos chamados grandes estão de fora.

Embora respeite as opiniões contrárias, estou achando o novo critério de classificação lançado pela CBF muito justo, já que o certame é uma integração de todas as Federações Estaduais com seus filiados, e a partir daí os direitos precisariam ser iguais e é o que vai acontecer a partir de 2024.

A competição milionária continua, teremos ainda muitos encontros entre grandes e pequenos, cuja lógica será o triunfo dos clubes mais estruturados financeiramente e com elencos mais fortes, mas nem sempre o melhor sai vencedor, e a partir da terceira fase os jogos serão de ida e volta, o que dá uma vantagem aos maiores, mas como futebol não tem lógica e o jogo é jogado como diz dito popular, tudo pode acontecer.

E como dizem nas rodas esportivas, e segue o jogo.

#PRONTOFALEI@JOTAJOTA.