Delegação de Petrolina participa do Congresso Brasileiro de Cooperativismo em Brasília-DF

0
124

Por Carlos Laerte / Clas Comunicação

Uma delegação com representantes de algumas das maiores cooperativas de Petrolina-PE e Sertão do São Francisco, participou, entre os dias 14 e 16 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC).

Durante o evento, realizado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o presidente da Unimed Vale do São Francisco, Francisco Otaviano, destacou a importância do tema, ‘Projetando um futuro mais coop’ e as dimensões do encontro, que reuniu mais de três mil congressistas de cooperativas do Brasil inteiro. “Foram três dias bastante produtivos onde pudemos discutir, através de comissões temáticas e sessões plenárias, temas como comunicação, cultura cooperativista, ESG (Ambiental, Social e de Governança), inovação, negócios e representação”, ressaltou.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), Jailson Lira, também avaliou positivamente o encontro, que contou ainda com a participação do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e várias outras autoridades, debatendo a Agenda Institucional do Cooperativismo, através das principais pautas de interesse do coop no ambiente político e regulatório, a exemplo da preservação do ato cooperativo na reforma tributária.

Um dos princípios fundamentais do cooperativismo em nível global é a intercooperação, um desafio constante para o setor. Para o diretor Operacional da cooperativa de crédito Sicredi Vale do São Francisco, Benedyto Sávio, este também foi um dos temas relevantes do   CBC. “Abordamos oportunidades comerciais e trocas de conhecimento entre cooperativas, visando impulsionar o desenvolvimento econômico e institucional. Foi muito produtivo”, acrescentou. Somamos, no Brasil, 4.693 cooperativas, 20,5 milhões de cooperados e 524 mil empregos, além da perspectiva de faturar R$ 1 trilhão com cooperativismo até 2027.

Parte da comitiva pernambucana que levou à Brasília líderes, especialistas, parlamentares, cooperativistas e cooperados de todo Estado de Pernambuco, o grupo de Petrolina e região, participou do evento com apoio do Sistema OCB-PE, através do seu presidente, Malaquias Ancelmo de Oliveira. Fizeram parte ainda da delegação de Petrolina, representantes das cooperativas agropecuárias: Cooapinc, Coopexvale, Coopfruit, Coopexfruit, Valexfruit e Coopontal.