Desenvolvimento da agricultura de precisão e digital marca 16º Bunkyo Rural no Vale do São Francisco

0
290

Por Carlos Laerte

A parceria entre o Japão e o Brasil para o desenvolvimento da agricultura de precisão e digital, foi um dos temas principais da 16ª edição do Bunkyo Rural, realizado nesta sexta (26) e sábado (27), nos municípios de Petrolina – PE e Juazeiro – BA.

No encontro, que celebrou os 115 anos da imigração japonesa no Brasil e o 50º aniversário da chegada dos primeiros agricultores nipo-brasileiros ao Vale do São Francisco, o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, anunciou novos investimentos para implementação do projeto de agricultura de precisão e digital, que vem sendo desenvolvido pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), com a colaboração brasileira.

Realizado pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social em conjunto com a Acenibra – Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Médio São Francisco, o evento discutiu ainda assuntos como desenvolvimento sustentável, controle de doenças e o atual cenário da agricultura irrigada no Submédio São Francisco. Na apresentação da palestra magna, o professor doutor de MBA na FGV – Fundação Getúlio Vargas SP e ex presidente do Incra, Francisco Graziano Neto, falou de governança e sucessão, a partir da conceituação de avanço tecnológico, qualificação, sustentabilidade, empreendedorismo e renovação.

Participaram também do evento, o cônsul-geral do Japão no Recife – PE, Hiroaki Sano; o cônsul honorário de Salvador – BA, Roberto Mizushima; o representante chefe do escritório do Brasil da JICA, Masayuki Eguchi; o presidente da JETRO São Paulo, Hiroshi Hara e o presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho, que representou na ocasião o governo do Estado de Pernambuco.

“Idealizamos o 16º Bunkyo Rural a partir do tema ‘A produção Agrícola no Semiárido Brasileiro’ e o resultado foi revestido de pleno êxito com um saudável intercâmbio de ideias e conhecimentos entre produtores, profissionais, pesquisadores, estudantes, empresários e fornecedores”, comemorou o presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Renato Ishikawa.

Ainda durante a programação do encontro, os participantes visitaram fazendas produtoras de frutas e rosas do deserto, conheceram a estação de bombeamento de água do projeto de irrigação Senador Nilo Coelho, a barragem de Sobradinho, e participaram de um jantar de confraternização/lançamento na sede da Acenibra, em Juazeiro – BA.

Confira na íntegra no YouTube através do link:

https://www.youtube.com/live/EO45LGQpm34?feature=share

FOTOS DO EVENTO