Destaque em 2023, programa do Sebrae Circuito Agro retorna em fevereiro com novidades

0
201

Destaque em 2023, programa do Sebrae Circuito Agro retorna em fevereiro com novidades

Produtores da agricultura familiar dos municípios Sento Sé e Campo Alegre de Lourdes serão contemplados em 2024

Por Carlos Humberto

Além da força dos produtores rurais e dos investimentos públicos e privados que chegam à região do Vale do São Francisco, no Norte da Bahia, o Sebrae, através do programa Circuito Agro, tem um papel importante na formação, preparação e qualificação dos produtores rurais da agricultura familiar do Território do Sertão do São Francisco, formado pelos municípios Juazeiro, Sobradinho, Casa Nova, Curaçá, Remanso, Canudos, Uauá, Pilão Arcado, Sento-Sé e Campo Alegre de Lourdes, com apoio de sindicatos locais, associações, Sala do Empreendedor, secretarias de Agricultura, CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, centrais associativas e colônias.

Em 2023, foram realizados 52 eventos abordando temas como Associativismo, Empreendedorismo, Gestão Financeira, Negociação no Campo, Introdução em Redes Sociais e Vendas. Este ano, o Circuito Agro retorna às atividades em fevereiro e a expectativa é de um número maior de atividades, visto que o programa irá atender a mais dois novos municípios, Sento Sé e Campo Alegre de Lourdes, e abordará novas temáticas como Liderança no Campo e Faça um Excelente Atendimento na sua Propriedade Rural, dentre outras.

Elzita de Barros, produtora rural presidente das Associações das Comunidades Tradicionais de Fundo de Pasto de Brejo de Fora, Brejo de Dentro e São Gonçalo do município de Sento-Sé, celebra a participação da entidade nas oficinas promovidas pelo Sebrae dentro das ações do Circuito Agro: “Acabamos de firmar parceria com o Sebrae para, a partir de fevereiro, participarmos de uma oficina sobre empreendedorismo no campo. Estamos muito animados, porque o agro é muito forte em nossa região e o programa chega trazendo conhecimentos para enriquecer o nosso trabalho”, afirma a presidente.

Para Edlan Amaral, coordenador do programa no território, “o ano de 2023 foi bastante exitoso dentro do que planejamos para o Circuito Agro, chegando em comunidades que até então não conheciam o trabalho do Sebrae. Para 2024, nosso objetivo é ampliar ainda mais o alcance da ação, dialogando com outros parceiros estratégicos, a fim de permitir uma efetiva transformação na realidade dos pequenos produtores, garantindo uma maior geração de renda”, finalizou Amaral.