Encontro promovido pelo Sebrae reuniu 23 Agentes de Desenvolvimento em Juazeiro

0
149

Encontro promovido pelo Sebrae reuniu 23 Agentes de Desenvolvimento em Juazeiro

Na ocasião, a Agência LIDER Sertão do São Francisco apresentou a programação das ações e os objetivos da entidade para o território

Por Carlos Humberto

O Sebrae em Juazeiro promoveu o primeiro encontro dos Agentes de Desenvolvimento (AD’s) das prefeituras que compõem a área de atuação da Unidade Regional da instituição no Norte da Bahia. Realizado na quarta-feira (10), o encontro serviu para alinhar as ações da Agência LIDER Sertão do São Francisco para os próximos anos, além de facilitar a troca de experiências que beneficiem os negócios dos pequenos negócios na região.

Ao todo, 23 representantes de oito dos 16 municípios que abrangem os territórios do Sertão e de Itaparica participaram do encontro. São eles: Juazeiro, Curaçá, Canudos, Uauá, Sobradinho, Casa Nova, Chorrochó e Remanso.

Qlianne Martins, presidente da Agência Sertão do São Francisco e dirigente da Sala do Empreendedor de Sobradinho, falou sobre os resultados do encontro sob o ponto de vista da entidade que preside.

“O encontro foi muito produtivo porque tivemos a oportunidade de apresentar a Agência de Desenvolvimento do Sertão do São Francisco, juntamente com a agenda de atividades. Também considero importante a participação dos nossos parceiros e colaboradores, que trouxeram ideias e propostas para o fortalecimento da agência e o desenvolvimento econômico do nosso território. Dessa forma, entendo que, para que os projetos saiam do papel e venham acontecer em campo, dependemos apenas do nosso trabalho e do apoio do Sebrae”, afirmou a presidente.

O coordenador da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae, Maurício de Carvalho Simões, considerou a reunião de grande valia, pois reforçou a união e a conexão dos agentes de desenvolvimento dos municípios, com os agentes territoriais do Sebrae, consultores e a Agência LIDER Sertão do São Francisco, fruto do programa LIDER.

“Esse encontro funciona como um link para a formação da conexão Agente Territorial Sebrae (ATS) que envolve os Agentes de Desenvolvimento e a Unidade Regional de Juazeiro com a Agência LIDER do São Francisco e a sua agenda propositiva, visando um melhor desenvolvimento do território, melhorando o ambiente de negócios e o plano de ação da regional Juazeiro para todos os municípios em 2024. Plano esse que possui ações nas áreas de capacitação, eventos e missões técnicas, incluindo todos os produtos e soluções do Sebrae que estão disponíveis para micro e pequenas empresas. Isso reforça a missão maior da instituição que é ajudar na melhoria do ambiente de negócios, na geração de emprego e renda e no fortalecimento das microempresas”, disse Simões.

Segundo Edlan Amaral, analista técnico do Sebrae e coordenador do encontro, “os agentes de desenvolvimento são mobilizadores e peças fundamentais na promoção do empreendedorismo e da transformação em cada município”. Amaral explica, ainda, que “eles são capacitados pelo Sebrae para promover ações com o intuito de impulsionar o fortalecimento e o desenvolvimento econômico, se tornando um importante parceiro, apoiando o Sebrae na missão institucional de apoiar os pequenos negócios”, finaliza.