FazAtleta divulga nova lista com 39 projetos aprovados de 13 modalidades 

0
233

FazAtleta divulga nova lista com 39 projetos aprovados de 13 modalidades 

Judô, natação e ciclismo lideram a lista de atletas contemplados, enquanto as modalidades com mais eventos aprovados foram ciclismo e atletismo  

Como publicado na edição desta quinta-feira, 15, do Diário Oficial do Estado (DOE), o Programa Estadual de Incentivo ao Esporte Amador Olímpico e Paralímpico FazAtleta divulgou uma nova lista de projetos aprovados em 2023. Ao todo, 31 atletas e oito eventos esportivos de 13 modalidades foram contemplados nas resoluções.  

Neste ano, o programa possui uma verba recorde de R$ 8,5 milhões após o incremento de R$ 2,5 milhões para a vigência de 2023 do valor programado no início do ano. Criado em 1999, o FazAtleta é um dos programas do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que demonstra o avanço das políticas públicas no esporte baiano. O presidente da Comissão Gerenciadora do FazAtleta e diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Vicente Neto, celebra a consolidação do programa e das ações esportivas. 

“O apoio do Governo do Estado ao esporte baiano nas diferentes frentes vêm aumentando ao longo dos anos. O FazAtleta é mais um dos exemplos de como essa gestão se preocupa com o avanço das políticas públicas na área, com o incremento constante das verbas nos últimos anos até esse relevante valor atual. No ano, já são 186 projetos aprovados, com 165 atletas, 21 eventos e uma equipe, de mais de 20 modalidades. Isso demonstra a importância que o consolidado FazAtleta possui no atual cenário baiano”, afirma Vicente. 

Atletas – Na nova lista, 31 projetos de atletas foram aprovados em 11 modalidades diferentes. O judô lidera a lista com nove atletas contemplados e segue como a segunda modalidade com mais projetos contemplados no ano, atrás do ciclismo, que apareceu com quatro atletas nesta resolução. 

A segunda modalidade com maior número de atletas contemplados foi a natação, com cinco representantes. Entre eles, estão grandes nomes e talentos na modalidade no estado, como Celine Bispo, campeã e recordista brasileira de natação em 2023 e que acumula diversos títulos nacionais e estaduais, além de representar a Seleção Brasileira em mundiais junior.  

Outras modalidades aparecem como as novidades da lista, a exemplo do hipismo e do tênis de mesa, que se somam ao karatê, ao tênis e à vela, com dois atletas representantes. As modalidades de luta completam a lista com um representante em cada: boxe, jiu jitsu e taekwondo. Presente entre os contemplados, o atleta do parajiujitsu e campeão mundial da sua categoria, Igor Nogueira, é um dos principais nomes da Bahia no paradesporto mundial. 

Eventos – O ciclismo conta com quatro projetos de eventos aprovados pelo FazAtleta para os meses de setembro, outubro e novembro. Já neste mês, no dia 24, acontece a 24ª edição da Corrida Ecológica nas cidades de Brumado e Rio de Contas para cerca de 450 ciclistas, divididos em 20 categorias, em um percurso de 80km e altimetria de mais de mil metros nas belezas naturais da região. O evento também busca a conscientização e a preservação do meio ambiente.  

Em outubro e novembro, é a vez da região de Praia do Forte, em Mata de São João, receber o tradicional Desafio Latitude 12 nos dias 07 e 08. A prova estima 600 ciclistas nos percurso de 30 km e 60 km. A Federação Baiana de Cilcismo (FBC) teve dois projetos aprovados pelo Faz Atleta em outubro: o XCO Alagoinhas 2023, no dia 15 de outubro, com voltas em um circuito de 6km; e o Campeonato Baiano de Ciclismo de Estrada, na Fazenda Agrovale, em Juazeiro, nos dias 04 e 05 de novembro, para cerca de 300 atletas. 

As corridas seguem logo atrás com três representantes na lista: a 36ª edição da Corrida da Águia, que acontece no bairro da Ondina, em Salvador, no domingo, 17, para mais de 1.500 corredores; a Corrida no Canavial, também no domingo, 17, entre Juazeiro e Petrolina, em Pernambuco; e a Maratona A Tarde Run, que será realizada em 15 de outubro, com percursos de 5 km, 10 km, 21,5 km e 42 km, passando por diversos pontos da cidade de Salvador, como Patamares, Av. Centenário e a Arena Fonte Nova. 

Já o evento Triathlon Internacional Porto Seguro vai reunir cerca de 300 atletas na cidade da Costa do Descobrimento nos dias 22 e 23 de setembro. A competição, organizada pela Federação Baiana de Triathlon (Febatri) também visa incentivar o turismo esportivo. 

Projeto – O FazAtleta é um programa do Governo do Estado destinado a atletas, equipes e eventos, por meio do pagamento de despesas. O proponente precisa apresentar uma proposta com todos os documentos necessários e divulgados no site da Setre, secção FazAtleta, que será submetida a uma análise da Comissão Gerenciadora. Após a aprovação, a empresa patrocinadora poderá obter até 80% do valor total do projeto como isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), enquanto os 20% restantes são de recursos diretos. 

Ascom Sudesb