A Tarde
A Fifa anunciou nesta terça-feira, 14, que a Copa do Mundo de 2026 terá 12 grupos com quatro seleções cada. Esta será a primeira edição da história do evento com a participação de 48 equipes. Os dois primeiros de cada chave avançam para a fase eliminatória, assim como os oito melhores terceiros colocados.
Os 32 classificados na fase inicial disputam o mata-mata da Copa do Mundo até a final. Os times que chegarem até a semifinal da competição farão oito jogos, em vez dos históricos sete.
Para anunciar a decisão, o Conselho da Fifa se reuniu nesta terça-feira, 14, em Kigali, capital de Ruanda. O Congresso da entidade máxima do futebol também vai acontecer no país. Na próxima quinta-feira, Gianni Infantino será reeleito para um novo mandato até 2027.
A Copa do Mundo de 2022 se despediu do formato que permitia que a competição fosse disputada em 64 jogos. Com o aumento no número de grupos e seleções, a competição será definida em 104 partidas.
Ainda de acordo com a entidade máxima do futebol, o período de preparação para a Copa do Mundo será maior. A Fifa planeja que a preparação, a Copa e a janela de descanso até o reinício das atividades aconteçam em 56 dias, como nos torneios de 2010, 2014 e 2018.