Finep Day apresenta em Petrolina oportunidades de financiamento para Inovação

0
173

Por Carlos Laerte / Clas Comunicação

Empresas de todos os portes do Vale do São Francisco tiveram acesso, nesta quinta-feira (16), no SENAI Petrolina, a um programa de oportunidades de financiamento para impulsionar a ciência, tecnologia e a inovação: o Finep Day.

O evento, realizado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), o SENAI- PE e o Governo de Pernambuco, foi aberto pelo empresário e presidente do Sistema FIEPE, Ricardo Essinger, que deu as boas-vindas aos empresários, entidades, pesquisadores e profissionais da área de inovação.

Em seguida, o diretor regional da FIEPE Sertão do São Francisco, Albânio Venâncio, e a diretora regional do SENAI Pernambuco, Camila Barreto, ressaltaram a experiência do Sistema FIEPE em diversos projetos com a subvenção da Finep.

Durante o evento, foram apresentadas as chamadas públicas da Finep Mais Inovação. Elas atendem empresas em parceria com ICTs para projetos nos segmentos de energias renováveis, bioeconomia, cadeias agroindustriais renováveis, mobilidade urbana, resíduos, saneamento e moradia, tecnologias digitais, semicondutores e aviação sustentável.

O gerente do Departamento Regional Nordeste da Finep, Ossi Ferreira, compartilhou informações sobre as principais linhas de crédito, programas de fomento e incentivos disponíveis para empresas que buscam investir em projetos inovadores. Além disso, foram discutidas parcerias estratégicas e cases de sucesso de empresas que obtiveram apoio financeiro da Finep para alavancar suas iniciativas.

O coordenador de Negócios e Parcerias do SENAI-PE, Fabio Luna, destacou as parcerias da entidade com diversas instituições, empresas e na tecnologia, fomentando potencialidades especialmente no setor industrial.

Na ocasião, o público também pôde conferir o resultado de parcerias realizadas pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e pelo Instituto Federal do Vale do São Francisco (IFSertãoPE) com profissionais e técnicos especializados para apresentação de softwares, visando a promoção e o desenvolvimento da tecnologia e inovação no setor agronômico regional.

Ainda durante o evento, Rafaelly Fortunato, analista da Finep, explicou que a empresa pública financia desde a ciência básica até empresas, universidades públicas e particulares, bem como instituições científicas e tecnológicas. “Através de suas permanentes chamadas públicas, financiamos projetos de equipes, softwares, instalações, máquinas e equipamentos nacionais e importados, comercialização, matérias primas, marketing, logísticas e serviços de terceiros, com as menores taxas indexadas à TR do mercado financeiro, além de carência e prazos de até 192 meses”, acrescentou.

Segundo o presidente da FIEPE, Ricardo Essinger, o evento foi crucial para disseminar conhecimento e incentivar a inovação na região. Ele destacou a importância do apoio da Finep para o desenvolvimento de projetos inovadores que possam trazer progresso econômico e tecnológico ao Vale do São Francisco.

Estiveram presentes, ainda, o superintendente da FIEPE, Israel Erlich, a coordenadora da Unidade Regional do Sertão do São Francisco da FIEPE, Fabiana Ribeiro e a gestora escolar do SENAI-PE, Carol Campos.

Sistema FIEPE – Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SENAI – que atua na formação profissional e oferece serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação – conta ainda com a FIEPE, o SESI e o IEL. A Federação realiza a defesa do interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriais, familiares e comunidade geral. Já o IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.