Fortalecendo a caprinovinocultural local, 11ª Feira do Bode de Itamotinga reúne multidão neste sábado (08)

0
82

Fortalecendo a caprinovinocultural local, 11ª Feira do Bode de Itamotinga reúne multidão neste sábado (08)

A 11ª Feira do Bode de Itamotinga atraiu uma multidão ao Parque Emídio Rodrigues Rosa neste sábado (08), como esperado pelos organizadores. Realizado pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap), em parceria com a Cooperativa dos Empreendedores Rurais de Cacimba do Silva e Região (Coopercar), o evento busca valorizar a caprinovinocultura local. A prefeita Suzana Ramos marcou presença na feira, acompanhada do deputado Jordávio Ramos e de outras autoridades locais.

Durante o evento, Suzana conversou com diversos produtores, compartilhando suas próprias experiências como mulher do campo. “É inspirador ver o progresso dos nossos rebanhos e ouvir dos criadores sobre as melhorias que as feiras trazem”, comentou a gestora.

Para o criador de ovinos, Marcos Paulo, o sucesso das feiras tem sido crescente, introduzindo novas gerações ao setor. “Participo desde a primeira Feira do Bode e vi a chegada de raças como a dorper, que crio atualmente. A feira é uma vitrine, gerando muitos negócios e inspirando jovens a entrarem na caprinovinocultura,” ressaltou Marcos. A preparação dos animais para os torneios e os resultados positivos são um incentivo para todos os envolvidos.

O secretário da Adeap Vinicius Alves destacou a importância crucial da Feira do Bode para os pequenos produtores da região. Ele enfatizou que eventos como este são vitais para promover e fortalecer a economia local, oferecendo uma plataforma para que os produtores exibam e comercializem seus produtos. “A Feira do Bode é um impulso necessário para os pequenos empreendedores rurais, criando oportunidades de negócios e visibilidade,” destacou Vinicius.

Muitos produtores aproveitaram a feira para expandir suas redes e aprender novas práticas de manejo e comercialização. “É uma tradição que une a comunidade e impulsiona toda a cadeia produtiva da caprinovinocultura. A Feira do Bode é sempre um sucesso e uma oportunidade para comercializar diversos produtos da agricultura familiar,” disse a vendedora Maria de Lourdes. O vereador Renato Brandão também prestigiou o evento.

Este domingo (9), último dia da Feira do Bode de Itamotinga, promete ser repleto de atividades. A programação começa às 7h com a abertura do parque, seguida pela exposição e comercialização de animais, artesanatos, produtos da culinária local e trabalhos tecnológicos, das 8h às 13h. Às 8h30, ocorre a terceira ordenha do torneio leiteiro, culminando com o encerramento oficial da feira às 14h.


Texto: Matheus Oliveira- Ascom Adeap PMJ
Fotos: Edinázio Dias/ PMJ