Gestão Suzana Ramos investe em tecnologia e conquista avanços na educação municipal

0
225

Texto: Camila Santana – Ascom/Seduc/PMJ – Fotos: Luan Medrado – Ascom/PMJ

Com o objetivo de trazer ainda mais avanços e garantir mais desenvolvimento para o ensino público municipal, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), concluiu nesta quarta-feira (19), o ciclo de formações para conclusão da implantação do projeto Huawei e a utilização do aplicativo ClassIn, ação pioneira do Governo Federal, desenvolvido em parceria com a empresa Huawei (gigante chinesa das telecomunicações), no Colégio de Tempo Integral Cívico-Militar Caic Misael Aguilar, no bairro Malhada da Areia.

O projeto contou com um investimento de R$ 180 mil, e tem como objetivo fomentar o uso pedagógico da tecnologia na Educação Básica e foi iniciado com a implantação da versão mais moderna de rede sem fio, a Wi-FI 6, além da instalação da Smart Class, uma sala de aula com 30 tablets, para uso exclusivo dos estudantes, e uma TV 65 polegadas, interligados. Os equipamentos de última geração, fornecidos pela Huawei, potencializam o uso da rede Wi-Fi 6, por já possuírem componentes adequados a essa tecnologia.

De acordo com Jorge Sampaio, diretor disciplinar e educador militar do Caic, a iniciativa deve contribuir ainda mais para a rotina escolar. “Essa tecnologia vai tornar o ensino cada vez mais propício ao aprendizado, pois o programa interativo permite acessar informação de forma segura, construindo e compartilhando conhecimento de qualidade e confiança”, disse Jorge.

Inicialmente, a Smart Class do Caic atenderá estudantes do 9º ano do ensino fundamental. “O projeto acaba de finalizar a etapa de formação dos professores, educadores militares e coordenação pedagógica, que irão atuar na Smart Class. Eles tiveram acesso aos equipamentos e o aplicativo ClassIn, aprenderam sobre o funcionamento, e foram orientados sobre as melhores estratégias para trabalhar com suas turmas. Gradativamente, todos os estudantes, das demais etapas do ensino, terão acesso ao recurso”, explicou o articulador de Educação Tecnológica da Seduc, Márcio Alves Ribeiro.

Referência em Tecnologia na Educação

O projeto Huawei é apenas uma das iniciativas implantadas em Juazeiro, que vem fazendo do município uma referência na utilização da tecnologia na educação. Durante os dois anos e sete meses de gestão Suzana Ramos, 58 escolas já foram beneficiadas com internet de alta velocidade, através do programa ‘Educação Conectada’, com o projeto ‘Praças Digitais’ que leva internet de alta velocidade para duas praças centrais da cidade e o projeto-piloto ‘Minecraft Educacional’ que utiliza a metodologia de gamificação para promover o engajamento tecnológico nas salas de aula.

“Juazeiro se tornou uma referência nacional no pioneirismo digital, isso graças aos investimentos e parcerias da prefeita Suzana Ramos, que tem consolidado uma Educação de excelência, estruturada, modernizada e claro, conectada. O projeto Huwai é mais uma iniciativa que expande as possibilidades de aprendizado, colaborando para o desenvolvimento de um ensino inédito no município”, destacou o secretário de Educação e Juventude, Wank Medrado.