João Gilberto: Prefeitura de Juazeiro celebra 92 anos do pai da Bossa Nova

0
152

Texto: Amanda Franco – Fotos Ascom Seculte/PMJ

Uma data para ser festejada. 10 de Junho é celebrado o aniversário de um dos maiores nomes do país, João Gilberto, mas conhecido como ‘o pai da Bossa Nova’, que estaria fazendo 92 anos se estivesse vivo. A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte), celebra a data e destaca que a arte imortal do grande João Gilberto é contada no Memorial Casa da Bossa Nova, local onde João Gilberto morou e que hoje funciona a Seculte.

A história de João Gilberto, sem dúvida, é vista em cada espaço do imóvel. Mas são nas paredes do primeiro quarto onde sua vida e arte são contadas. “No Memorial Casa da Bossa Nova a gente tem a presença de João Gilberto, conhece um pouco mais da história desse ícone da Música Popular Brasileira. Cada cômodo, uma narrativa da vida desse grande nome juareirense que ganhou o mundo com seu talento inigualável”, destacou a prefeita, Suzana Ramos.

O analista de projetos e gestão cultural do município, Edvaldo Franciolli, explica que a intenção da gestão é que toda a casa onde viveu João Gilberto se torne parte do Memorial a João. “A proposta da prefeita Suzana Ramos é que tornemos aquela casa um verdadeiro memorial, a réplica da casa onde viveu João Gilberto para que turistas, que visitarem o Memorial possam conhecer melhor a sua história, com os móveis, fotografias e toda uma ambientação que será feita através de um projeto pensado nos mínimos detalhes”, explicou.

O ‘Memorial Casa da Bossa Nova’ fica localizado na Praça Imaculada Conceição (Praça da Bandeira), nº 20, Centro de Juazeiro. A exposição com a história de João Gilberto pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. O espaço é um dos prediletos do turista que chega à Juazeiro.

Dona Neuma Sales é de João Pessoa, na Paraíba, e na semana de aniversário de João Gilberto esteve em Juazeiro conhecendo a história da cidade. O ‘Memorial Casa da Bossa Nova’ foi um dos locais que fez questão de conhecer. “Achei muito interessante. Aqui tem uma história que todo mundo deve conhecer. João Gilberto é uma pessoa muito importante para o nosso país e é aqui de Juazeiro”, declarou a turista da Paraíba.

Raiz juazeirense

Franciolli ainda destacou que João Gilberto representa a história musical de Juazeiro. “Dele vieram Luiz Galvão, Ivete Sangalo mais adiante e tantos outros nomes da música que têm Juazeiro como naturalidade, a exemplo também do Targino Gondim. Tudo isso nasceu dessa raiz da Bossa Nova criada pelo grande cantor, compositor, homem de uma nota só, mas que encantou o mundo: João Gilberto de Oliveira”, disse Franciolli.