Lançamento do projeto Comércio Digital em Juazeiro reúne empresários do segmento de comércio e serviço

0
101

Lançamento do projeto Comércio Digital em Juazeiro reúne empresários do segmento de comércio e serviço

Durante o encontro, foram apresentados conceitos e ferramentas que facilitam a comercialização no mundo digital

Por Carlos Humberto

Foi lançado em Juazeiro, no Norte da Bahia, na noite de terça-feira (23), o projeto Comércio Digital, iniciativa do Sebrae. O evento, dirigido a donos e donas de micro e pequenos empresas do Vale do São Francisco, aconteceu no Cinemark do Shopping Juá Garden.

A chegada do comércio digital é uma realidade irreversível. Essa afirmação ficou evidente na opinião do público presente, ávido por conhecer as novas ferramentas que chegam a cada momento para revolucionar a forma de comercializar produtos e serviços.

Os conceitos do projeto foram apresentados pelo consultor Ruy Rocha, publicitário, empresário, desenvolvedor web e especialista em marketing digital, e pela jornalista Paula Theotonio, empresária e criadora de conteúdo, enfatizando o tema Sua Empresa no Digital Vende Mais.

Paula Theotonio explicou detalhou o conceito de comércio digital. “Como o próprio nome diz, é aquele que está preparado para atuar no mercado digital, que usa ferramentas apropriadas desde a organização da empresa até o contato com o público final. A iniciativa do Sebrae ao colocar em pauta um tema atual como esse, é essencial e de grande valia para a economia da região”, afirmou.

Ruy Rocha assegura que o comércio digital é de fácil entendimento, “Além disso, possui maneiras gratuitas que facilitam a entrada do empresário no mercado. Sendo bem assessorado, os riscos caem drasticamente e os bons resultados virão naturalmente. Os próprios meios digitais possuem ferramentas de pesquisa que ensinam como entrar no processo de forma mais adequada”, ensinou Rocha.

De acordo com dados do Sebrae em 2022, o número de lojas virtuais no Brasil já passa de 1,5 milhão, que atendem a mais de 90 milhões de compradores on-line, gerando um ticket médio no valor de cerca de R$ 450,00. Nesse período, as compras online cresceram cerca de 45% e as vendas subiram 27%, produzindo um faturamento total de R$ 182,7 bilhões.

O gerente regional do Sebrae em Juazeiro, Carlos Cointeiro, avalia que o comércio digital cresce em ritmo frenético a cada compra e venda via internet que acontece em todo território nacional. “O Sebrae entendeu isso e trouxe para o empreendedor do Vale do São Francisco, através da palavra de especialistas na área, os conceitos e ferramentas do comércio digital”.

Cointeiro também reforça que é importante estar atento às nuances que envolvem esse segmento e sugere evitar os chamados pacotes prontos. “Esses pacotes nem sempre atendem às necessidades da empresa, e buscar a segurança de uma consultoria profissional”, finalizou.