Lápis na Mão: Estudantes da rede municipal de Juazeiro são premiados no projeto

0
124

Texto: Eneida Trindade – Fotos: Luan Medrado

A manhã foi de muita festa e ansiedade no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), nesta quarta-feira (11). Estudantes da rede pública e privada, gestores, professores e autoridades se reuniram para conhecer os vencedores da 10ª edição do projeto Lápis na Mão. O concurso cultural é iniciativa da TV São Francisco, com apoio da Prefeitura de Juazeiro, e tem como objetivo estimular a criatividade e o desenvolvimento dos estudantes, despertando o interesse pela arte, leitura e conhecimento.

A rede municipal de ensino de Juazeiro participou do concurso com 1,8 mil trabalhos inscritos, de 92 escolas. “Nós da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), como parceiros do projeto, estamos muito felizes, considerando que muitos alunos da nossa rede participaram, foram classificados e premiados. Queremos parabenizar todos os envolvidos nesse processo, os integrantes da Seduc e todos os parceiros que estão contribuindo para que esse movimento aconteça e para que a gente possa levar mais esperança de uma educação melhor a todo cidadão juazeirense”, declarou o secretário de Educação e Juventude, Wank Medrado.

Premiado em primeiro lugar na categoria Desenho Infantil, o estudante Bernardo Caleb Oliveira, 6 anos, levantou a torcida da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Maria Julia Rodrigues Tanuri, onde estuda. “Eu gostei de participar, estava muito ansioso e agora estou muito feliz que eu ganhei”, disse o estudante da Educação Infantil.

Para a aluna da etapa IV da Educação de Jovens e Adultos, Cátia Neri de Almeida, da Escola Municipal Ludgero de Souza Costa, o concurso foi um incentivo para continuar estudando. “Por muito tempo eu parei de estudar e agora retornei, então, é uma felicidade enorme estar aqui, com o apoio dos meus professores, especialmente da professora que participou conosco, Ana Sofia, e de todos que organizaram o concurso e abriram essa porta”, afirmou Cátia.

A rede municipal de Juazeiro teve 18 estudantes entre os 21 premiados, incluindo dois estudantes do Conjunto Penal do município.

Lápis na Mão

Nesta edição, o tema geral do concurso foi ‘Comunidade e Escola: Juntos trilhando um caminho de paz’. Os estudantes participaram do projeto com desenho, poema e redação, de acordo com as definições de cada categoria: desenho infantil (4 e 5 anos – Educação Infantil), desenho (1º e 2º ano do Ensino Fundamental I), poema (3º ao 5º ano do Ensino Fundamental I), redação I (6º e 7º ano do Ensino Fundamental II), redação II (8º e 9º ano do Ensino Fundamental II), redação EJA IV (6º e 7º ano – Educação de Jovens e Adultos), redação EJA V (8º e 9º ano – Educação de Jovens e Adultos). Os premiados receberam medalhas, troféus, brindes e vales-compra.

O gerente executivo da TV São Francisco, Fábio Fernandes, destacou os números recordes nesta edição do Lápis na Mão e agradeceu o apoio da Prefeitura de Juazeiro. “Esse ano nós temos uma comemoração especial. O Lápis na Mão, em sua 10ª edição, teve números recordes em relação às edições anteriores, com a participação de 110 escolas, mais de 2,2 mil produções, em torno de 22 mil alunos e mais de 750 professores mobilizados. Para nós é um prazer fazer esse projeto, e ter a parceria da Prefeitura de Juazeiro é fundamental para a realização. Esse exército de professores, gestores e coordenadores da Seduc, que nos ajuda a mobilizar os estudantes e fomentar cada vez mais a educação, a leitura e o desenho”, frisou Fábio.

O resultado completo do concurso será publicado no site do projeto (https://lapisnamaotvsf.com.br).