‘Lápis na Mão’: estudantes de escolas municipais de Juazeiro participam da segunda fase do projeto

0
148

Texto: Eneida Trindade – Ascom Seduc/PMJ

Os estudantes da rede municipal de ensino de Juazeiro realizaram, nesta segunda-feira (25), na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a segunda fase da 10ª edição do projeto ‘Lápis na Mão’. A ação, que consiste em um concurso cultural, é iniciativa da TV São Francisco, com apoio da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), e tem como objetivo estimular a criatividade e o desenvolvimento dos estudantes, despertando o interesse pela arte, leitura e conhecimento.

Ao todo, 30 estudantes da rede municipal de ensino avançaram para a segunda etapa do concurso, entre alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os estudantes das escolas municipais são maioria nas 7 categorias do concurso cultural. “A participação dos nossos alunos no projeto é sempre um sucesso e esse ano não foi diferente. Tivemos 92 escolas participantes e 1,8 mil trabalhos inscritos no concurso. Agora vamos torcer por um bom resultado para os nossos estudantes”, disse o gestor da Seduc, Wank Medrado.

Nesta edição, o tema geral do concurso é ‘Comunidade e Escola: Juntos trilhando um caminho de paz’. Para a segunda fase, sob a supervisão da equipe da TV São Francisco, os estudantes escreveram novos poemas e redações com a orientação do subtema: “Cultura da paz nas escolas: cultivando valores para um mundo melhor”. Estudantes”

Aluno do 4º ano da Escola Municipal Ludgero de Souza Costa, Breno Nascimento, 9 anos, falou do seu sentimento com a participação no concurso. “Foi uma conquista passar para a segunda fase. Terminei o meu poema, agora, é ir para casa e esperar o resultado. A minha expectativa é ficar em primeiro lugar”, disse o estudante. Sentimento compartilhado também por Noemi Vitória Vieira, 10 anos, aluna do 4º ano, na Escola Municipal Professora Leopoldina Leal. “Gostei muito de participar do concurso e fiquei muito feliz por passar para a segunda etapa. Espero conseguir o primeiro ou o segundo lugar”, declarou Noemi. 

A premiação do concurso acontecerá no dia 11 de outubro de 2023. 

Júri Popular

Os trabalhos dos estudantes da educação infantil e do 1º e do 2º ano do Ensino Fundamental, que participam da segunda fase na categoria Desenho estão disponíveis para votação popular. Para participar e escolher o seu desenho favorito, basta acessar o endereço eletrônico: https://lapisnamaotvsf.com.br/votacao/. A votação ficará aberta até sexta-feira (29) e qualquer pessoa pode acessar. 

Lápis na Mão

Os estudantes participam do concurso com desenho, poema e redação, de acordo com as definições de cada categoria: desenho infantil (4 e 5 anos – Educação Infantil), desenho (1º e 2º ano do Ensino Fundamental I), poema (3º ao 5º ano do Ensino Fundamental I), redação I (6º e 7º ano do Ensino Fundamental II), redação II (8º e 9º ano do Ensino Fundamental II), redação EJA IV (6º e 7º ano – Educação de Jovens e Adultos), redação EJA V (8º e 9º ano – Educação de Jovens e Adultos).

Outras informações sobre o concurso podem ser consultadas no regulamento ou no site do projeto (https://lapisnamaotvsf.com.br).