Liderança sindical de Juazeiro é eleita para Diretoria da CONTAR

0
382
Foto: Divulgação

Por Amanda Lima

Maria Samara de Souza foi eleita para Secretaria de Gênero e Geração para o pleito 2023 – 2027

O encerramento do 3º Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais (CONTAR), nesta quinta-feira (10), em Brasília, foi marcado pela eleição da nova Diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (CONTAR). Na ocasião, a Secretária Geral do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais (STTAR) de Juazeiro, Maria Samara de Souza foi eleita para Secretaria de Gênero e Geração para o pleito 2023 – 2027.

Para ela, a eleição significa a ampliação de espaços de representatividade e luta. “A importância de ocupar esse espaço é indescritível, sair do Vale do São Francisco para representar todas as Assalariadas nacionalmente é algo que nunca imaginei, mas estou muito feliz”.

De acordo com o presidente da CONTAR, Gabriel Bezerra, Samara vai agregar muito ao trabalho desenvolvido pela entidade.

“A gente tem a satisfação de ter na direção eleita a Samara que é uma companheira valorosa do Vale de São Francisco, uma companheira do município de Juazeiro que tem um papel fundamental de fazer a luta em defesa dos trabalhadores. Com certeza a Samara vai ter um papel importantíssimo na contribuição, no desenvolvimento da CONTAR, na luta das trabalhadoras assalariadas rurais, da juventude, por inclusão e por melhores condições de vida para todos os trabalhadores. Esse compromisso é um compromisso que a Samara já assumiu juntamente com toda a diretoria e com certeza agora vem o trabalho”.

O processo eleitoral ocorreu de forma tranquila, sem imprevistos. O presidente da Comissão Eleitoral e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais (STTAR) de Juazeiro, José Manoel dos Santos destacou a importância do processo de renovação da Diretoria.

“Foi uma chapa que atendeu a todos os requisitos desde o primeiro momento da sua inscrição e, dentre esses requisitos, a renovação. Dentro desse processo de renovação, destaco a participação da agora eleita na Secretaria de Gênero e Geração da CONTAR, a Maria Samara, que é uma jovem mulher negra de Juazeiro, do Vale São Francisco fazendo parte desse processo de renovação do movimento sindical dos assalariados e assalariados rurais no Brasil. Então, foi fundamental isso acontecer e a comissão eleitoral parabeniza a chapa eleita agora, a Diretoria Eleita e deseja sucesso nos próximos quatro anos à frente da CONTAR”.

Entre as principais bandeiras de luta da Secretaria de Gênero e Geração estão as Políticas de alimentação gratuita no local de trabalho, participação nas instâncias políticas, promoção do acesso das mulheres assalariadas rurais às políticas de reforma agrária, crédito fundiário, habitação rural e urbana. “Precisamos fortalecer as políticas públicas de acesso à educação, inserindo as assalariadas rurais como público alvo da educação do campo, cursos de qualificações”, enfatizou Samara.

O trabalho da Nova Diretoria já começou. Segundo Gabriel Bezerra, Samara já tem agenda internacional marcada.

“Nos próximos dias iremos para a primeira agenda internacional com um desafio gigante. Eu como presidente e a Samara como secretária de gênero de geração, vamos à Alemanha fazer uma agenda em defesa dos assalariados rurais no conselho de parceiros de uma das maiores organizações ou da maior organização de trabalhadores da Alemanha. Eu e a Samara vamos estar lá desempenhando um papel importante, levando as perspectivas de vida dos assalariados aqui e fazendo a boa luta e o bom debate em defesa dos trabalhadores”.