Ascom Embrapa
Começa neste domingo, dia 23/07, no Complexo de Multieventos da Univasf, o 17° Simpósio de Controle Biológico (Siconbiol) e 2° Latino-Americano de Controle Biológico (Slacb), realizado pela Embrapa Semiárido e Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento atingiu um dos maiores públicos de todas as edições, já ultrapassando a marca dos 900 inscritos, incluindo participantes de 17 países.
As inscrições online foram encerradas, mas os interessados ainda podem realizá-las de forma presencial no dia do evento.
Confira as informações em siconbiol.com.br/.
De acordo com o pesquisador Tiago Costa, da Embrapa Semiárido, membro da comissão organizadora, a 17ª edição do Siconbiol trará 25 empresas expondo tecnologias para o controle biológico, a maior participação do setor desde a primeira edição do evento, em 1988.
Ele explica que isso acontece pelo próprio avanço da área, que vem ganhando cada vez mais destaque. O controle biológico busca o manejo de pragas agrícolas a partir do uso de inimigos naturais, que podem ser outros insetos, parasitoides e microrganismos como fungos, vírus e bactérias.
“Antigamente não tínhamos muitas empresas da área no Brasil, mas agora as tecnologias e produtos de controle biológico decolaram, refletindo no sucesso do evento, na atração de empresas e na pluralidade das pessoas que estão fazendo parte dessa iniciativa”, completa o pesquisador”.
O Simpósio traz uma programação diversificada, com 123 palestrantes de quase todos os estados brasileiros e de países como Chile, México, Uruguai, Colômbia, Estados Unidos, França, Portugal, Espanha e Áustria, que irão ministrar conferências e participar de mesas-redondas.
Um total de 472 trabalhos foram aceitos para o evento, e terão apresentação oral ou em formato de pôster. Além disso, haverá concurso para premiação de trabalhos de estudantes de graduação e pós-graduação nas categorias de macrorganismos e microrganismos, assim como o concurso de fotografias e vídeos sobre o tema.
O Siconbiol é o maior evento da área na América Latina, promovido a cada dois anos pela Sociedade Entomológica do Brasil (SEB). Esta é a segunda vez que o evento é realizado no Nordeste e a primeira vez no Semiárido. Já o Slacb é um evento da International Organisation for Biological Control (IOBC NTRS) e teve a sua primeira edição em 2019, realizada em Chillán, no Chile.