Melhores do Esporte reúne e premia os destaques esportivos na Bahia no ano de 2022 em noite de gala 

0
236

Melhores do Esporte reúne e premia os destaques esportivos na Bahia no ano de 2022 em noite de gala 

Com organização da Sudesb, evento lota auditório da Uneb com a presença de autoridades e expoentes do esporte baiano 

Ascom Sudesb

Os destaques do esporte baiano em 2022 foram coroados na noite desta segunda-feira, 24, no auditório da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no Cabula, durante o Melhores do Esporte. Promovido pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o evento reuniu e premiou atletas, técnicos, árbitros, gestores, entidades e órgãos de imprensa relevantes no cenário esportivo no ano. 

Considerado o “Oscar” do esporte baiano, a cerimônia contou com a presença especial do campeão olímpico da canoagem Isaquías Queiroz, natural de Ubaitaba, no interior do estado, que recebeu um troféu por suas conquistas e enormes alegrias que têm garantido para a canoagem do Brasil. Também estiveram presentes o vice-governador da Bahia, Geraldo Junior, o secretário da Setre, Davidson Magalhães, o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, entre outras autoridades esportivas, empresariais e políticas. Essa foi a décima edição da premiação, que não acontecia há sete anos – boa parte desse intervalo, por causa da pandemia. 

“Nós retomamos agora a atividade, homenageando todos aqueles que se envolvem na cadeia do esporte, inclusive as empresas que estão no entorno, a comunicação baiana que cobre a atividade esportiva, as equipes técnicas e os árbitros. É uma noite para festejarmos amplamente essa dimensão da participação humana na construção de dias melhores que é o esporte. É o congraçamento em ganhar, perder, sorrir e chorar, bem como uma maneira de incentivar os atletas a continuar lutando por mais e mais conquistas para a Bahia”, afirma o diretor-geral da Sudesb. 

Isaquías Queiros também foi chamado para expressar a emoção do momento. “Espero poder continuar representando mais ainda a minha Bahia. Este ano não vai ser diferente. Agradeço ao Governo da Bahia por ter me convidado para estar aqui prestigiando este evento que é muito importante para nós atletas, com o reconhecimento do nosso trabalho. O Governo está me dando todo o apoio para que eu possa me preparar o mais rápido possível porque Paris é logo ali e quero chegar bem, treinando aqui na Bahia”, pontuou o canoísta, que hoje está treinando em Ilhéus. 

Políticas públicas – O secretário Davidson Magalhães destacou o papel que têm as políticas públicas para a conquista de resultados expressivos dos atletas baianos. Ele lembrou os mais de R$200 milhões investidos em obras de infraestrutura esportiva por toda Bahia somente nestes dois últimos anos, assim como todo o apoio dado pelo Estado por meio de programas como o Bolsa Esporte e o FazAtleta, além da concessão de passagens aéreas e terrestres aos atletas e técnicos e  do fomento às inúmeras competições esportivas. 

“O evento marca um momento importante para o esporte. Estamos coroando, aqui, um trabalho estruturante na área do esporte que poucos estados possuem, com políticas sociais em todo o território, fazendo com que o esporte tenha uma importância fundamental, assim como foi para o próprio Isaquías, oriundo de um desses programas. Esse trabalho não é um esforço individual. Temos uma política de inclusão social, que amplia para o surgimento de um conjunto de talentos que não apareceriam se não fossem por essas iniciativas”, disse Davidson. 

Destaque – No primeiro momento, foram divulgados os premiados na categoria Destaque, ponto alto da festa, que é definida pela Sudesb, em reconhecimento ao talento e desempenho nas variadas competições locais, nacionais e internacionais. As instituições e os projetos que apoiam o fomento ao esporte também foram evidenciados. 

Entre eles, a atleta destaque feminina foi Lorrane Souza, de apenas 13 anos e mais uma representante da canoagem baiana. Ela foi bicampeã da Copa Brasil de Canoagem, disputada agora em abril, no Capitólio, em Minas Gerais, e convocada para treinar com a Seleção Brasileira da modalidade. Já no masculino, o remador Renê Pereira, medalhista paralímpico, foi consagrado atleta destaque masculino. 

Ainda na categoria Destaque, também foram contemplados o árbitro, Luanderson Lima, do quadro da FIFA; a Federação Baiana de Triathlon (Febatri); o evento esportivo Mulheres que Lutam, uma parceria entre a Bahiagás e a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM); o Conselho Regional de Educação Física (CREF); a instituição social De Peito Aberto, parceiro da Sudesb na promoção do projeto premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) Esporte na Cidade; e a Secretaria da Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), assim como jornalistas esportivos de TV, jornal impresso, rádios,  emissora de televisão, sites e TV WEB. Clique, aqui, e veja lista completa da categoria Destaque. 

A cerimônia teve sequência com a premiação Melhores do Esporte, sendo esta indicação feita por cada federação das diferentes modalidades esportivas praticadas no estado. Além dos atletas do masculino, do feminino e do paradesporto, cabe também às federações indicar os melhores árbitros em 2022. Também receberam os troféus os estudantes atletas que se destacaram nos jogos escolares realizados no ano passado. 

Veja lista dos premiados da noite:  

CATEGORIA DESTAQUE 

ATLETAS E ÁRBITROS – MELHORES DO ESPORTE 2022 

JOGOS ESCOLARES – MELHORES DO ESPORTE 2022