Nordeste Bike XCM movimenta interior do estado neste domingo 

0
197

Nordeste Bike XCM movimenta interior do estado neste domingo 

No final de semana, diversos eventos apoiados pela Sudesb acontecem na capital e no interior do estado 

A cidade de Capim Grosso, no norte da Bahia, recebe, neste domingo, 12, o tradicional Nordeste Bike XCM. Na sua sétima edição, cerca de 200 atletas disputam 21 categorias nos percursos de 79km (pro) e 39,5 (sport), com a largada às 8h30 no Estádio Franciscão e seguindo pela zona rural da cidade via o rio Jacuípe.  

A prova busca fomentar a prática do ciclismo por meio de ações culturais, esportivas, de lazer e de transferência de renda, com o intercâmbio de atletas de outras cidades e outros estados. Com essa visão transversal do esporte, o evento é um dos apoiados pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), neste final de semana. Confira os demais abaixo: 

Águas Abertas – A Praia de Inema, em Salvador, recebe a maior competição de águas abertas da América do Sul em número de participantes, com cerca e mil atletas, nesta sexta-feira, 10, e neste sábado, 11, como as finais do Campeonato Brasileiro e Copa Brasil de Águas Abertas. Além disso, a programação inclui a segunda edição da Copa Bahia Internacional, com a presença de sete países sul-americanos, e as finais da 11ª etapa do Campeonato Baiano de Águas Abertas. 

A prova nacional de 10 km disputada na sexta-feira, 10, classifica também os dois primeiros colocados para a disputa da seletiva olímpica, que acontece no Mundial de Doha, no ano que vem. Já a disputa baiana terá as seguintes categorias: mirim, de 7 a 9 anos; petiz, de 10 a 12; infantil e master, além de diversas provas com trajetos menores para todos os públicos a partir dos 500m. Os melhores colocados classificam-se para a Travessia Itaparica-Salvador, entre os dias 16 e 17 de dezembro. 

Futevôlei – O Itapetinga Open de Futevôlei, válido como a décima etapa do Campeonato Baiano de Futevôlei 4×4 2023, acontece neste final de semana na cidade do sudoeste baiano. As partidas acontecem no Parque Poliesportivo a Lagoa. 

Com a expectativa de 96 duplas inscritas em seis categorias, a programação inicia na sexta-feira, 10, com as classes iniciante, às 9h, e masculino C, às 13h. Já no sábado, 11, é a vez de as duplas master e masculino B entrarem nas quadras de areia a partir das 9h, enquanto os atletas do feminino B e do masculino A disputam no domingo, 12, também a partir das 9h. 

Patinação – No estacionamento do Estádio de Pituaçu, o 1º Campeonato Baiano de Patinação de Velocidade – Circuito de Rua 2023 acontece neste sábado, 11, e domingo, 12, das 8h às 18h. Como um campeonato inédito da modalidade no estado, o torneio será disputado em duas categorias principais: masculina e feminina, com subcategorias por idade e níveis técnicos. Para os interessados em conhecer a modalidade, a entrada para assistir às provas é gratuita. 

Motociclismo – A cidade de Itaberaba recebe o Enduro da Chapada 2023 neste final de semana, com as provas sendo disputadas no domingo, 12, a partir das 9h, na Praça do Rosário. A prova da Federação Baiana de Motociclismo (FBM) é válida como a 5ª etapa do Campeonato Baiano de Enduro 2023 e tem um percurso dividido em cinco “especiais”, misturando: terrenos sem obstáculos; subidas e descidas de valas com algumas pedras, além de trechos de mata fechada; descidas com erosões; trilha mista; e uma subida até o lajedo com posterior descida de retorno ao centro da cidade. 

Xadrez – O Festival de Xadrez do Interior 2023 chega à cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, com sua segunda edição, neste domingo, 12, a partir das 8h. Mais de 80 enxadristas da região, da capital e das demais cidades do interior baiano, entre eles crianças e adultos nos naipes masculino e feminino, disputam as sete rodadas no ritmo 10+5 no Colégio Alice Thompson. O festival, que já passou por Itaberaba e acontecerá também em Camaçari, tem como objetivo interiorizar e fomentar o esporte, principalmente o xadrez escolar, para novos adeptos.  

Jiu-jitsu – No domingo, 12, a partir das 9h, o Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras recebe a última etapa do Campeonato Baiano de Jiu-Jitsu 2023, como parte do calendário e do ranking anual da Federação Baiana de Jiu-Jitsu e MMA (FBJJMMA). São esperados cerca de 300 atletas da capital e do interior do estado e um público estimado de mais de duas mil pessoas ao longo do dia, com a entrada gratuita. As inscrições para a disputa podem ser realizadas até esta sexta-feira, 10, no site da federação (https://fbjjmma.com/). 

Canoagem – A 9ª etapa do Campeonato Baiano de Canoagem de Velocidade e Paracanoagem acontece neste sábado, 11, no distrito de Taboquinhas, em Itacaré, no litoral do baixo sul baiano. Cerca de 120 atletas das cidades de Ubaitaba, Ubatã, Camamu, Itacaré, Maraú e São Félix participam da prova organizada pela Federação Baiana de Canoagem (Febac).  

Futebol feminino – A Copa Loreta Tavares segue com mais uma rodada da fase de grupos neste final de semana. No sábado, 11, o CCFB enfrenta a equipe das Amigas da Comunidade, às 13h30, no CT Barradão. Em seguida, o Lusaca duela contra o EC Vitória. Ambos os jogos são válidos pela segunda rodada do grupo B na categoria sub-17. Já no domino, 12, o Grupo A do adulto decide os classificados para as quartas de final com as partidas Real Itapoã x Ponte Preta, às 13h30, e Batgirl x Grêmio, às 15h, no Estádio de Pituaçu. 

Atletismo Paralímpico – A pista de atletismo do Estádio de Pituaçu será palco do Festival Paralímpico de Atletismo na manhã deste sábado, 11, das 8h às 12h, para cerca de 300 atletas. Apoiada pela Sudesb, a atividade é organizada pelo Centro de Referência Paralímpico Bahia (CRPBa). 

Caravana do Lazer – A Caravana do Lazer chega, neste final de semana, à cidade de Mutuípe, na região do Vale do Jiquiriçá, com a oferta de capacitação para agentes, além de diversão e lazer às crianças e aos adolescentes. Na sexta-feira, 10, a capacitação será realizada das 8h30 às 12h na Casa da Cultura de Mutuípe. Já no domingo, 12, entre as 8h30 e as 12h, será a vez de o público infanto juvenil divertir-se no espaço montando no Centro de Abastecimento de Mutuípe com as oficinas de pintura e desenho; jogos da memória, xadrez gigante, dominó gigante, damas gigante e de salão; além de brincadeiras, como a cama elástica, mini trave de futebol, peteca, cama elástica, entre outros. 

Ascom Sudesb 

Maurício Viana
09.11.2023 

Fotos: Divulgação Federações