Oficina reúne 40 produtores da agricultura familiar em Remanso

0
184

Oficina reúne 40 produtores da agricultura familiar em Remanso

Oficina debateu empreendedorismo e a importância da gestão no campo

Por Carlos Humberto

Com o apoio da Sala do Empreendedor de Remanso, no Norte da Bahia, o Sebrae realizou nos dias 15 e 17 de agosto, oficinas com o tema “Seja um Empreendedor no Campo”, direcionadas a produtores rurais da agricultura familiar da região.

As capacitações integram o programa Circuito Agro promovido pelo Sebrae e foram ministradas pelo consultor Fabrício Andrade, economista especializado em gestão financeira.

Parceira do evento, a coordenadora da Sala do Empreendedor da Prefeitura Municipal de Remanso, Eugene Luna considerou que o objetivo da ação foi alcançado. “As comunidades de Carnaíba, Lagoa Grande e Jatobazeiro aprenderam sobre gestão de negócios para aplicar no seu dia a dia nas suas atividades e isso foi proporcionado com o apoio do Sebrae”, reconheceu Luna.

O presidente da Associação de Carnaíba, Bartolomeu Jorge de Moraes, reconheceu o diferencial da iniciativa. “Pessoalmente quero parabenizar ao Sebrae, aos parceiros e ao consultor pela produção das oficinas e os conceitos apresentados nesses três dias. Estou certo de que saímos daqui sabendo como produzir mais e como obter lucros com as nossas vendas e com o nosso trabalho no dia a dia. Resta a nós sabermos aproveitar essas oportunidades que aumentam a nossa expectativa de vida e aguardar por novos cursos do Sebrae na nossa comunidade”, concluiu o dirigente.

Franque Rui, produtor rural, representou a Comunidade de Lagoa Grande no encontro. Segundo ele, os temas apresentados foram verdadeiras aulas práticas. “Eles trouxeram dicas importantes para capacitar a nós produtores rurais da agricultura familiar a gerenciar a produção, controlando gastos desnecessários para favorecer o lucro. Foi um curso muito proveitoso”, descreveu Rui.

Responsável pela gestão do programa na unidade do Sebrae em Juazeiro, o analista técnico Edlan Amaral considerou satisfatório o alcance do Circuito Agro na região, o que resultou no aumento da capilaridade de atendimentos do Sebrae. “É gratificante alcançar comunidades que, até então, não tinham um contato com a instituição e que tem uma primeira experiência com a marca, sendo capacitados para gerirem melhor os respectivos empreendimentos rurais”, conclui Amaral.