Outubro Rosa reforça importância da prevenção do câncer de mama

0
171

Por Carlos Laerte / Clas Comunicação

Apontado como o tipo de câncer mais comum no Brasil entre as mulheres, o câncer de mama, deve acometer mais de 70 mil pessoas em 2023, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Embora não haja uma causa única para o câncer de mama, são muitos os fatores relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres. Por isso, para chamar a atenção e conscientizá-las da importância da prevenção, é celebrada, anualmente, a campanha “Outubro Rosa”.

“Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente. Além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos, deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado, mesmo que não tenha sintomas”, alerta a ginecologista do SESI Saúde, Kátia Valença.

Como já é conhecido por grande parte das pessoas, o sintoma mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio. “Acompanhado ou não de dor”, acrescenta a médica. Ela complementa que a pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja e que também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. “É importante lembrar, entretanto, que nem todo caroço é um câncer de mama”.