Pequenos criadores de Pilão Arcado – BA, também vão receber a palhada da Agrovale

0
142

Por Carlos Laerte – CLAS Comunicação

Cerca de 4 mil pequenos criadores rurais de ovinos, caprinos e bovinos de Pilão Arcado – BA, serão os mais novos beneficiados do programa da Agrovale de doação da palhada (alimento animal volumoso decorrente da colheita mecanizada de cana-de-açúcar).

A assinatura do termo de doação aconteceu nesta quarta-feira (7), reunindo o Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca de Pilão Arcado, Risomar Barrence, o vice-presidente da Agrovale, Denisson Flores e a gestora de Meio Ambiente da empresa, Thaisi Tavares.

De acordo com a parceria socioambiental, cada criador do município será contemplado, mensalmente, com 6 fardos de 400 quilos até o final da safra deste ano, no próximo mês de novembro. Segundo Risomar Barrence, Pilão Arcado, 5º maior município da Bahia em extensão territorial, possui um rebanho animal em torno de 220 mil caprinos, 180 mil ovinos e 31 mil bovinos.

“Com uma vocação bastante expressiva na área de corte, nosso município agradece muito a doação da palhada, principalmente pelo difícil momento em que passamos com o decreto do Estado de Emergência em função de uma seca prolongada”, ressaltou.

O vice-presidente da Agrovale, Denisson Flores, lembrou que o programa foi criado em 2018 e já beneficia 10 mil pequenos produtores rurais de 16 municípios da região, com a doação de mais de 40 mil toneladas de palhada.

“Com a inclusão de Pilão Arcado e o progressivo aumento de adesões, a demanda pela palhada tem crescido e se tornado uma das principais fontes de alimentação animal com grandes resultados para a nutrição do rebanho regional”, frisou.

Ao final da reunião, Thaisi Tavares, destacou ainda que os criadores devem comprovar que possuem imóvel rural com até 4 módulos fiscais e assinar um termo onde se comprometam em utilizar os fardos exclusivamente como fonte alimentar, não podendo ter outros fins como por exemplo, a venda.