Petrolina irá sediar Campeonato Regional de futebol para cegos este mês 

0
172
Foto CBDV-Renan Cacioli-Divulgação
Texto: Elaine Barbosa / Foto: Renan Cacioli/CBDV/Divulgação

Celeiro de grandes esportistas, a capital do Sertão pernambucano foi escolhida para sediar a Regional Nordeste de Futebol de Cegos 2023, entre os dias 24 e 29 de abril. Com o apoio da Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria Executiva de Esportes, o evento é organizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) e será realizado no Ginásio Osvaldo do Flamengo, com a participação de 12 equipes de seis estados diferentes – Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Piauí – e mais de cem atletas. O torneio é aberto ao público e a programação começa a partir das 8h e contará com craques da Seleção Brasileira adulta e de base.   

O torneio terá três grupos com quatro times em cada, todos jogam entre si nas chaves em turno único. Classificam-se para as quartas de final os oito melhores colocados no geral, independentemente do grupo a que pertençam. A equipe mais bem colocada do Regional, exceto as que já fazem parte da Série A ou que desceram da Série A para a Série B em 2022, garantem vaga para o Campeonato Brasileiro de Futebol de Cegos – Série B 2023, que será disputado em novembro, em São Paulo.   

Ciente que o esporte é uma ferramenta de integração e inclusão social, o secretário executivo de Esportes, Jerfferson Correia, destaca o quanto o investimento nessa área agrega à sociedade, pois permite que os jovens mostrem seu talento, sendo uma excelente porta de entrada para os esportes. “Sem dúvida, o apoio institucional do prefeito Simão Durando para os eventos esportivos e competições tem sido fundamental, tanto nos aspectos da saúde física e mental, quanto em relação ao convívio social. São eventos importantes para as modalidades, que além do campo esportivo, colocam nosso município no cenário estadual e nacional, contribuindo com o fomento da economia. Assim, se vende a imagem de Petrolina para fora, ajudando ainda o setor de turismo”, completa.  

Confira os grupos que jogarão em Petrolina:  

GRUPO A 

APACE-PB (Associação Paraibana de Cegos) 

ADVP-PE (Associação dos Deficientes Visuais de Petrolina) 

CAP-BA (Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual) 

ADESUL-CE (sub-23) (Associação D’Eficiência Superando Limites)  

GRUPO B 

APADEVI-PB (Associação Paraibana dos Deficientes Visuais) 

CEDEMAC-MA (Centro Desportivo Maranhense de Cegos) 

ADESUL-CE (Associação D’Eficiência Superando Limites) 

AJECE-BA (Associação Jequieense de Cegos)  

GRUPO C 

ESCEMA-MA (Escola de Cegos do Maranhão) 

ICB-BA (Instituto de Cegos da Bahia) 

ACEP-PI (Associação dos Cegos do Piauí) 

AFCP-PE (Associação Futsal de Cegos de Pernambuco)