Prefeitura anuncia novo sistema para emissão de nota fiscal em Juazeiro

0
154
Foto: PMJ / Divulgação

Texto:Gabriel Filliph – Ascom PMJ

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), anuncia a implantação de um moderno sistema de emissão de nota fiscal de serviço, que promete simplificar e agilizar o processo de registro e controle de atividades econômicas no município. O novo sistema já está operacional e disponível para cadastro daqueles que desejam aderir antecipadamente.

Segundo o secretário da fazenda, Edson Jorge Pacheco, a iniciativa visa otimizar a gestão fiscal e proporcionar maior eficiência na administração tributária municipal. “O novo sistema de emissão de nota fiscal de serviço, desenvolvido em parceria com a plataforma online WebISS, apresenta um processo simplificado e modernizado para a emissão e controle de notas fiscais”, disse o secretário acrescentando que, “a partir de 1º de setembro o antigo sistema será desativado e o novo passa a ser o oficial”, explicou Pacheco.

Cadastro 

Para aderir ao novo sistema, os contribuintes devem passar por um processo de cadastro composto por duas etapas. A primeira etapa consiste no registro no site da prefeitura, disponível no endereço: juazeiroba.webiss.com.br. Nesse momento, o contribuinte fornece suas informações básicas para iniciar o processo. Após a conclusão do cadastro online, a segunda etapa requer o envio da documentação necessária para a análise do cadastro. A documentação deve ser submetida através da plataforma 1Doc, onde os contribuintes devem fazer o upload dos documentos exigidos.

Análise e aprovação da documentação

A etapa de análise da documentação é conduzida por servidores designados pela prefeitura, que vão verificar a autenticidade e conformidade com os requisitos estabelecidos. Uma vez que a documentação seja aprovada, o contribuinte recebe a autorização para acessar e utilizar o novo sistema de emissão de nota fiscal de serviço.

Participação 

Vale ressaltar que a participação dos contadores e escritórios de contabilidade é fundamental nesse processo. Antes que uma empresa possa concluir seu cadastro no sistema, seu contador e escritório de contabilidade devem passar pelo mesmo processo de cadastro e análise de documentação.

Diferentes categorias

O novo sistema atende a diferentes categorias de contribuintes, desde autônomos até instituições financeiras. Cada categoria tem um link específico para envio da documentação: Contador, Escritório de Contabilidade, Instituições Financeiras, Autônomo, Não Optante pelo Simples Nacional, Optante pelo Simples Nacional e MEI.