Texto: Gabriel Filliph – Ascom/PMJ
Com a temporada de férias do meio do ano se aproximando, o Procon, órgão vinculado à Procuradoria Geral (PGM) da Prefeitura de Juazeiro alerta os consumidores sobre os cuidados que devem ser tomados na hora de contratar pacotes de viagens. É importante pesquisar bastante e tomar medidas para evitar golpes.
De acordo com o coordenador do órgão, Carlos Macêdo, antes de fechar qualquer negócio, é fundamental verificar a idoneidade da empresa de turismo. “Pesquise nas redes sociais e páginas oficiais da empresa, observando a regularidade das postagens e solicitando informações completas, incluindo fotos e descrições do local”, disse.
Confira algumas dicas ao contratar um pacote de viagens:
-Confirme o CNPJ da empresa no site oficial da Receita Federal e verifique se há pendências comerciais. Essa é uma medida importante para evitar empresas com problemas financeiros ou que não estejam em dia com suas obrigações;
-Nunca feche um acordo apenas na base da palavra. Exija um contrato por escrito, com todas as informações sobre o pacote, incluindo datas, locais de hospedagem e transporte, serviços inclusos e valores. Leia o contrato com atenção antes de assinar e guarde uma cópia para referência futura;
-Preços muito baixos podem ser um indicativo de golpe. Compare os preços de diferentes empresas antes de tomar uma decisão;
-Guarde todos os documentos relacionados à compra do pacote, como comprovantes de pagamento, e-mails e contratos. Isso será útil em caso de qualquer problema;
-Após a compra do pacote, verifique se as reservas foram feitas nos sites das companhias aéreas e hotéis;
-O consumidor tem direito de arrependimento da compra de um pacote de viagens em até 7 dias após a assinatura do contrato, desde que a compra tenha sido feita fora do estabelecimento comercial.
Procon Juazeiro
O Procon funciona na Rua Minas Gerais, nº 446, Edifício Centro Médico e Empresarial Renato Cerqueira, 4º andar, bairro Santo Antônio (vizinho à Galeria Rio Fitness), de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Os atendimentos são realizados presencialmente ou pelo e-mail: procon@juazeiro.ba.gov.br. O órgão está sempre à disposição da população para receber denúncias, orientar e buscar soluções para os problemas enfrentados pelos consumidores juazeirenses.