Programa da Agrovale vai doar 5 mil toneladas de palhada a pequenos criadores

0
170

Por Carlos Laerte – texto e fotos

Teve início essa semana, a edição 2023 do programa da Agrovale que vem doando a palhada (alimento animal volumoso decorrente da produção de cana-de-açúcar), aos pequenos criadores rurais de ovinos, caprinos e bovinos que vivem na área de sequeiro e sofrem com longos períodos de estiagem.

Com a expectativa de doar até o próximo mês de novembro 5 mil toneladas do alimento forrageiro, a empresa vem reforçando, junto às prefeituras e instituições parceiras, o convite aos criadores para o cadastramento que vai permitir a retirada gratuita de até 6 fardos de palhada por mês para cada criador.

De acordo com a gestora de Meio Ambiente da Agrovale, Thaisi Tavares, os criadores devem comprovar que possuem imóvel rural com até 4 módulos fiscais e assinar um termo onde se comprometem em utilizar os fardos exclusivamente, como fonte alimentar não podendo ter outros fins como, por exemplo, a venda.

“Os interessados devem procurar as secretárias municipais de agricultura e as sedes das instituições parceiras, portando os originais e cópias dos documentos: RG, CPF, INCRA, e telefone para contato, dados do proprietário, do transportador e do veículo (modelo e placa)”, ressaltou.

A Agrovale criou o programa em 2018 e já beneficia 10 mil pequenos produtores rurais de 16 municípios da região, com a doação de mais de 40 mil toneladas. Com o progressivo aumento de adesões, a demanda pela palhada tem crescido e se tornado uma das principais fontes de alimentação animal na região semiárida. Alternativa ecológica com grandes resultados para a nutrição do rebanho, a palhada é uma excelente fonte de alimento forrageiro por apresentar elevados índices produtivos e altos teores de carboidratos da cana-de-açúcar.