Programa de Cuidados Paliativos da Unimed Vale do São Francisco comemora 8 anos

0
136
Foto: Carlos Laerte

Por Carlos Laerte / Clas Comunicação – texto e foto

O suporte físico, psicológico, social e espiritual, disponibilizado por uma equipe multidisciplinar (médicos, enfermeira, assistente social fisioterapeuta, fonoaudióloga psicóloga e nutricionista), vem transformando o Programa de Cuidados Paliativos da Unimed Vale do São Francisco, nestes últimos 8 anos, em um serviço de referência em todo país.

Focado na promoção da qualidade de vida de pacientes (adultos e crianças), com doenças crônicas ou em estágio avançado, o Programa também vem sendo reconhecido na região, pela atenção dispensada aos familiares e cuidadores através do conforto psicológico e do apoio para lidar com a doença do paciente.

De acordo com o médico geriatra e coordenador do Programa, Fabrício Cagliari, os cuidados paliativos são reconhecidos como um elemento essencial e os profissionais de saúde estão sempre preparados para implementar intervenções paliativas de qualidade, através da identificação precoce, avaliação correta e tratamento da dor e de outros problemas físicos, psicossociais ou espirituais. “Também asseguramos ao paciente e aos familiares informações sobre seu estado clínico e participação ativa nas tomadas de decisão sobre os cuidados que lhe serão prestados, desde que resguardada a vontade do paciente”, ressaltou.

O coordenador acrescentou ainda que o Programa desenvolve atividades clínicas, a exemplo das reuniões semanais com a equipe, visitas domiciliares programadas e de intercorrência, além de um programa de educação continuada, com desenvolvimento de protocolos clínicos, livro e brevemente participação na residência de Medicina Paliativa. “O Programa vem permitindo uma redução de até 90% na utilização dos serviços de pronto atendimento e hospitalizações”, concluiu.