Queijos de leite de cabra do Norte da Bahia são premiados em concurso nacional realizado em Santa Catarina

0
232

Queijos de leite de cabra do Norte da Bahia são premiados em concurso nacional realizado em Santa Catarina

O empreendimento Capribéee, atendido pelo Cesol-SSF, recebeu medalhas de ouro, prata e bronze durante a sexta edição do Prêmio Queijaria Brasil

Ascom Cesol

Queijos de leite de cabra do empreendimento Capribéee participaram, no último dia 07 de julho, da 6ª edição do prêmio Queijaria Brasil, que aconteceu no Parque Vila Germânica, em Blumenau, Santa Catarina. O empreendimento, atendido pelo Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (Cesol-SSF), trouxe para a Bahia uma das três medalhas de ouro que o estado recebeu durante o concurso, além de duas de prata e uma de bronze.

O concurso contou com 1.045 inscrições de queijos de 18 estados brasileiros. O evento teve como propósito reconhecer e valorizar os produtores, além de estimular e promover a melhoria da qualidade dos queijos. A programação foi dividida em quatro etapas: premiação, feira, palestras e desafio o queijista.

É a primeira vez que o empreendimento participa do concurso nacional, conquistando quatro medalhas com os seguintes queijos de leite de cabra: Queijo Boursin (medalha de ouro); Queijo capela tradicional e Queijo Chevrotin (medalha de prata); queijo tipo Buchette, com carvão vegetal (medalha de bronze).

A agente de vendas do empreendimento e produtora rural, Eugenia Felix, representou a Capribéee durante a 6ª edição do Prêmio Queijaria Brasil. Emocionada, a produtora destacou a importância da premiação para o grupo.

“Esse prêmio representa a evolução da Capribéee. É uma emoção muito grande, nós aqui do semiárido, concorrendo e vencendo um concurso, competindo com grandes produtores de queijo de todo o Brasil. Esse prêmio veio para contribuir e reforçar os avanços do nosso trabalho, que aos poucos tem sido percebido com o aumento das vendas e divulgação dos nossos produtos”, enfatizou Eugênia Felix.

*HISTÓRICO*: Na zona rural de Curaçá e Jaguarari, nos distritos de Poço de Fora e Pilar, o empreendimento Capribéee tem promovido o empreendedorismo local com a produção de queijos finos de leite de cabra. Ele é resultado do trabalho conjunto da Cooperativa Poçoforense Sabor do Sertão (Coopof) e da Cooperativa da Agricultura Familiar Mãos do Campo. Ambas as cooperativas recebem assistência técnica da equipe do Cesol-SSF, na qualificação dos produtos para comercialização e abertura de novos mercados em todo o estado da Bahia.

O trabalho cooperativo desenvolvido pelos dois espaços é realizado por produtores e produtoras de Poço de Fora e Curaçá. Tudo começou através da organização em associação dos produtores de leite dos dois municípios baianos.

Em Curaçá, localizado no Norte da Bahia, os agricultores familiares se reuniam na sede da Associação de Produtores de Poço de Fora (Apoc) para a produção de licores, doce de leite e queijos de leite de cabra. A agricultora Eugênia Ribeiro integra o grupo de produção desde a fundação da Apoc. Ela explica que a produção era feita de maneira artesanal, os agricultores se organizavam em suas propriedades e faziam a entrega na associação.

No Distrito de Pilar, a 45 km de Poço de Fora, em Curaçá, produtoras e produtores também atuavam no trabalho artesanal de queijos de leite de cabra, e as atividades aconteciam na sede da associação APA3, com início em meados de 2018.

Após avaliar a necessidade de comercializar os produtos, os dois empreendimentos iniciaram o processo de regulamentação para se transformarem em cooperativas, a fim de facilitar a comercialização dos produtos desenvolvidos. Com o aumento dos cooperados nos dois espaços, a produção de leite passou a ser organizada de forma semanal, e a ordenha acontece atualmente de maneira mecânica, e o leite é conduzido entre três e quatro dias para os espaços das cooperativas.

Através do apoio da Ero Brasil, as duas cooperativas receberam laticínios localizados nas comunidades do interior de Curaçá e Pilar, com toda a estrutura e maquinário para a produção de queijos de leite de cabra, iogurtes, além do novo produto, ainda em fase de desenvolvimento, o composto lácteo de leite de cabra. Atualmente, a Cooperativa Poçoforense Sabor do Sertão (Coopof) conta com 19 cooperados, e a Cooperativa da Agricultura Familiar Mãos do Campo conta com 23 cooperados.

*COMERCIALIZAÇÃO*: Os queijos da Capribéee podem ser encontrados em Juazeiro, na loja de Economia Solidária Empório Meu Sertão, localizada na Rua Canafístula, nº 148, bairro Centenário.