Receita de Bacalhau com Molho de Laranja

0
168
Banner Receita - Foto gratuita internet istock

Sigestão do Programa Mensageiro Rural

Colaborador: Alcides da Cunha Neto (Cidinho)

Importância Nutricional do Peixe Bacalhau

O bacalhau é rico em ômega 3 e em vitaminas A, E, B5, B12 e D, que melhora a absorção de cálcio, prevenindo a osteoporose. Ele ainda atua no sistema imunológico, no coração, no cérebro e na produção de insulina pelo pâncreas, responsável pela redução dos níveis sanguíneos de glicose no sangue.

Receita de Bacalhau com Molho de Laranja

Ingredientes

1 kg de postas de Bacalhau dessalgadas;

200 ml de Azeite de Oliva;1 colher de Orégano fresco;

1 Pimenta Dedo-de-Moça picadinha (sem sementes); 2 folhas de Louro; 300 gr de cebolas pequenas; 4 dentes de Alho amassados;

500 ml de Suco de Laranja natural;

2 colheres de Manteiga; 100 ml de Vinho Branco Seco;

2 Cenouras pequenas cozidas ao dente e picadas em cubinhos;

1 Alho-Poró (só a parte branca) cortado em rodelas e cozido ao dente (nem duro nem mole);

600 gr de Batatas descascadas, cortadas em cubos e cozidas também ao dente.

Modo de fazer

Corte as postas de bacalhau em pedaços do tamanho da sua preferência e disponha tudo em um refratário grande. Regue com azeite de oliva à gosto; Junte também o orégano, a pimenta dedo-de-moça, as cebolas pequenas, o alho amassado e as folhas de louro cortadas em pedaços; Leve o refratário ao forno pré-aquecido à 180°C por quarenta minutos ou até dourar as postas; Coloque o suco de laranja, o vinho branco e a manteiga para ferver em uma panela (fogo brando) até que o líquido fique reduzido à metade. Deixe reservado. Em uma frigideira, salteie os legumes já cozidos no azeite. Também deixe reservados. Prontinho! a receita de bacalhau com molho de laranja está perfeita. Agora, leve tudo à mesa e sirva o bacalhau, montando as postas intercaladas com os legumes salteados. Finalize, regando com a redução do suco de laranja, manteiga e vinho branco seco.