Receita de Bacalhau na Nata

0
300
Banner Receita - Foto gratuita internet istock

Importância Nutricional do Bacalhau

Colaborador: Alcides da Cunha Neto (Cidinho), Juremal, Juaz-BA

O bacalhau, muito apreciado e tradicional na ceia da Semana Santa, é um peixe magro, rico em ômega 3 e em vitaminas A, D, E, B6 e B12. Esse alimento tem baixo valor calórico e é uma fonte de magnésio, fósforo, cálcio e sódio. Este tipo de peixe possui uma carne branca densa e escamosa e prefere viver em águas frias e profundas, estando disponível durante todo o ano. Sua carne não apenas contém proteínas e gordura saudáveis, como também uma grande variedade de vitaminas e minerais que são necessários para manter um estilo de vida saudável. O maior produtor de bacalhau do mundo é a Noruega, seguida da Islândia, Portugal, Espanha, Itália, França e Canadá. O Brasil é o segundo maior consumidor do mundo, perdendo apenas para Portugal.

Receita de Bacalhau na Nata

Ingredientes

300 gr de bacalhau sem sal (retire o sal com bastante água gelada)

300 gr de nata

1 porção de salsinha

Meia cebola ralada

3 Batatas, 01 Tomate e Meio Pimentão

100 gr de azeitonas, Ervas finas à gosto, Alecrim à gosto e Azeite

Importante: Para fazer o bacalhau, é necessário retirar o sal um dia antes. Para isso, mergulhe o bacalhau na água e coloque na geladeira. Troque a água, de quatro em quatro horas.

Modo de Preparo

Ferva o bacalhau por aproximadamente 10minutos; Coloque os temperos em uma panela com azeite e deixe dourar. Acrescente o bacalhau, mexa bem e deixe refogar um pouco. Coloque também todo o creme de leite e deixe refogar mais um pouco. Desligue o fogo. Em uma vasilha coloque o bacalhau e acrescente um fio de azeite, azeitonas, salsinha, três ovos cozidos cortados ao meio, três batatas cozidas cortadas em rodelas grossas, tomate picado à gosto e meio pimentão; leve ao forno para gratinar e sirva!