Sebrae em Juazeiro ampliou número de atendimentos em 2023

0
190

Sebrae em Juazeiro ampliou número de atendimentos em 2023

Território do Sertão do Francisco tem 16 municípios que receberam ações de diversos programas que integram o portfólio da entidade

Por Carlos Humberto

O ano de 2023 para o Sebrae em Juazeiro foi bastante desafiador e com resultados positivos. Foram realizados 8.320 atendimentos a empreendedores dos setores agropecuário, comércio, serviços e indústria. A unidade, localizada no Norte da Bahia, comemora o excelente trabalho realizado no período, cujos números refletem o resultado da missão principal, que é promover o desenvolvimento dos pequenos negócios dos vários segmentos na região.

Ao longo do ano que passou, os atendimentos aos empreendedores se deram nas cidades de Juazeiro, Sobradinho, Uauá, Paulo Afonso, Macururé, Rodelas, Abaré, Chorrochó, Glória, Sento-Sé, Casa Nova, Curaçá, Remanso, Pilão Arcado, Canudos e Campo Alegre de Lourdes, demonstrando a capilaridade das ações do Sebrae, que chegou a todos os municípios da regional. Os empreendedores receberam orientação para suas necessidades, seja para constituir uma nova empresa ou em busca de soluções contempladas pelos diversos projetos e programas criados pelo Sebrae, que contribuem para o desenvolvimento de um negócio já existente.

Em média, a execução das metas mobilizadoras de 2023 da unidade regional de Juazeiro alcançaram em suas realizações no ano com percentuais de 122,40%. Esses números são derivados dos atendimentos aos Microempreendedores Individuais e Micro e Pequenas Empresas.

A temática inovação foi um dos destaques, com uma meta alcançada de 150% durante o ano, o que reflete a busca dos pequenos negócios em soluções inovadoras para se manterem competitivos no mercado.

Destaca-se, ainda, o Índice de Recomendação (NPS) da unidade de Juazeiro, que chegou a 90,9%, considerado de excelência pelos clientes no tocante à prestação dos serviços realizados.

Dentre as ações realizadas ao longo do ano, se destacam o Sebraetec, Renova Varejo, Projeto Convênio para Controle e Monitoramento da Mosca da Fruta, Cidade Empreendedora, Agentes de Inovação Local (ALI) e Projeto Alimentação Fora do Lar, dentre outros.

Em parceria com órgãos públicos e privados, vale mencionar a participação da Seagri, Abrafrutas, Sistema Fieb, Abrafrutas, Sicoob, dentre outros, em eventos de porte nacional nos segmentos do agronegócio, comércio, serviços e turismo, e a realização da 3ª edição do Festival Gastronômico Sabores de Juazeiro, com a Prefeitura Municipal, BNB, Revalle e Agrovale, um verdadeiro marco na história da gastronomia regional; a Campanha Natal de Prêmios, em parceria com a CDL; e o Núcleo de Apoio ao Crédito (NAC), com a participação do Senai.

Finalmente, fica o registro da participação da unidade local no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, quando a produtora rural Kalinka Antônia Macedo da Silva, representando o Vale do São Francisco, levantou o Troféu de Ouro na sua categoria.

Responsável pela condução da equipe de trabalho, o gerente regional Carlos Cointeiro destaca que “os números demonstram a ampliação da capacidade de atendimento do Sebrae, a capilaridade de chegar aos municípios que são atendidos pela unidade regional de Juazeiro, e a importância para que a gente possa levar as orientações, informações e qualificações necessárias para o desenvolvimento, sustentabilidade e competitividade dos pequenos negócios”.