Sebrae lança 3º Festival Gastronômico Sabores de Juazeiro

0
170
Foto? Sebrae/Divulgação

Sebrae lança 3º Festival Gastronômico Sabores de Juazeiro

Evento acontecerá de 23/10 a 12/11 e participantes concorrerão nas categorias Prato Principal, Petisco, Lanche, Sobremesa e Drink

Por Carlos Humberto

O projeto da 3ª edição do Festival Gastronômico Sabores de Juazeiro foi apresentado oficialmente neste sábado (2), com a presença de parceiros, patrocinadores, apoiadores, convidados e representantes da imprensa da região, com novidades para estabelecimentos e consumidores. A realização é do Sebrae e da Artfully, com correalização pela Prefeitura Municipal de Juazeiro.

Na apresentação, o gerente regional do Sebrae em Juazeiro, Carlos Cointeiro, lembrou que o festival surgiu da necessidade de preencher um vácuo criado pela pandemia de Covid-19, que atingiu drasticamente o setor culinário no Vale do São Francisco. No curto espaço de tempo de existência evoluiu, apresentando números relevantes para a economia do setor, tornando-se um evento do calendário oficial do município.

Pressionada pelo dinamismo e evolução das práticas comerciais modernas, a terceira edição promete novidades para acompanhar as exigências do mercado e o gosto apurado do consumidor, visando à competitividade entre os concorrentes.

A temática “De Juazeiro para o Mundo” tem como objetivo estimular o consumo dos produtos nativos e promover todo o potencial produtivo do seu rico polo de fruticultura e os produtos que brotam das águas do Rio São Francisco.

Carlos Cointeiro tem a expectativa de superar os resultados das duas primeiras edições. “Esperamos ter mais de 59 empreendimentos participantes e acredito que isso será possível, porque a cada ano aumenta a participação de pequenos negócios no festival, o que fortalece cada vez mais os laços da gastronomia, dos talentos, ou seja, da identidade juazeirense, transmitindo isso através da culinária. O próprio tema favorece a isso”, conclui.

Sérgio Fernandes, secretário de Cultura, Turismo e Esportes do Município, representou a prefeita Suzana Ramos. Para ele, “os efeitos da parceria com o Sebrae na realização do Festival Sabores de Juazeiro ficam evidenciados no crescimento do setor gastronômico na cidade, que impulsionam o turismo e consequentemente a economia do nosso município. Por isso, o governo da prefeita Suzana incorporou, oficialmente, o festival ao nosso calendário anual de eventos”.

Categorias

Como aconteceu na edição passada, cinco categorias concorrem aos prêmios de melhores pratos: Prato Principal, Petisco, Lanche, Sobremesa e Drink.

O Festival acontecerá em 2 formatos: indoor (onde os pratos são ofertados dentro dos estabelecimentos participantes) e outdoor (na Mostra Cultural Pop-up “Nossa raiz, tocando horizontes”). Cada estabelecimento escolhe as categorias participantes ao se inscrever.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 9 de setembro pelo telefone (74) 98822-2965, com Sara Brandão (redes sociais – @saboresdejuazeiro).

Novidades

Além de oficinas preparatórias para os participantes do festival, ministradas por profissionais de áreas afins do setor gourmet, o Sebrae promete inovar com a realização de eventos culturais que mesclam performances musicais, apresentações audiovisuais, cultura e folclore, envolvendo personagens que fizeram a história de Juazeiro e da região.

Abertura Cultural com Cozinha Show

Evento exclusivo para convidados e a imprensa, com o objetivo de valorizar a cultura e a gastronomia local, apresentando pratos, estabelecimentos e parceiros. Contará também com uma Cozinha Show com chef convidado e performance musical em homenagem à Bossa Nova.

Mostra Cultural Pop-up “Nossa raiz, tocando horizontes”

Exposição fotográfica e audiovisual para mostrar uma prévia dos pratos desenvolvidos para o festival, ingredientes que serviram de inspiração e métodos de preparo. Tudo isso ao som do melhor da Bossa Nova, ritmo que inspira essa edição.

Ações Digitais com Creators – Vumbora

Ações de ativação nas redes sociais onde influencers locais apresentam pratos do festival e curiosidades da cultura local.

Ação Promocional “Essência Juazeirense”

Ações de ativação nas redes sociais para promoção das manifestações culturais locais, ingredientes, modos de fazer e histórias que constroem o patrimônio juazeirense.

Programação

23/10 – Abertura Cultural com Cozinha Show
23/10 a 12/11 – Funcionamento dos Restaurantes
23/10 a 12/11 – Mostra Cultural Pop-up