Sebrae leva conceitos de empreendedorismo a professores da rede municipal

0
113

Sebrae leva conceitos de empreendedorismo a professores da rede municipal

Encontro aconteceu na Secretaria de Educação e Juventude e reuniu 50 profissionais da área

Por Carlos Humberto

Com o objetivo de fortalecer cada vez os laços de parceria com a Prefeitura Municipal de Juazeiro, o Sebrae, representado pelo gerente Carlos Cointeiro e o analista técnico Edlan Amaral, participou, na última quarta-feira (3), de reunião na Secretaria de Educação e Juventude (Seduc). O encontro, de caráter formativo, debateu conceitos de empreendedorismo para professores da rede municipal.

O Sebrae e a Prefeitura de Juazeiro desenvolvem parcerias de interesse comum, entre as quais está a implementação da Educação Empreendedora, iniciada pelo curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e, dentro da sua missão, está o propósito de promover cada vez mais a capacidade empreendedora em todos os setores.

Participaram da atividade 50 profissionais da educação. Na ocasião, eles conheceram o novo material pedagógico que será distribuído para os estudantes do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental II, além do material da modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA), das etapas IV e V.

Na visão de Edlan Amaral, analista de projetos e embaixador da educação empreendedora no Sebrae em Juazeiro, a aproximação do Sebrae com a educação é proveitosa para os estudantes. “O objetivo do Sebrae é, de fato, contribuir e estimular os educandos para que se desenvolvam sempre tendo em mente que empreender vai muito além da montagem de um negócio. Empreender é um olhar em relação à vida, em relação a si mesmo. Nesse caminho, buscamos estimular a criatividade, a inovação e as ideias procurando a realização dos nossos objetivos”, argumenta Amaral.

O gerente do Sebrae em Juazeiro, Carlos Cointeiro, destacou como fundamental a educação empreendedora para as crianças e os jovens. “Eles passam a compreender os comportamentos empreendedores na prática, tendo conhecimento de todo esse ambiente empreendedor e do seu funcionamento desde pequeno”.

Cointeiro também reforçou a importância da parceria com a prefeitura municipal, em específico com a Secretaria de Educação pois, segundo ele, “traz a relevância do tema e o engajamento de todos os educadores do município que compõem a pauta de empreendedorismo na cidade”.

“O Sebrae já desenvolve esse trabalho há mais de 10 anos em Juazeiro, e permanece firme e forte na parceria com o município, levando cada vez mais conhecimento empreendedor aos alunos da rede municipal, e difundindo as características e comportamentos do empreendedor, fazendo com que esses jovens tenham uma visão mais ampla da sociedade e da economia para que possam, no futuro, gerar as transformações necessárias para a melhoria da cidade”, finaliza o gerente.