Sebrae promove encontro com participantes do Circuito Agro em Pilão Arcado e Remanso

0
196

Sebrae promove encontro com participantes do Circuito Agro em Pilão Arcado e Remanso

Evento levou capacitação para empreendedores das áreas de pesca artesanal, agricultura e apicultura

Por Carlos Humberto

Dentro do calendário de ações para 2023, o Sebrae promoveu nos municípios de Pilão Arcado e Remanso, no mês de fevereiro, encontros para apresentação do trabalho desempenhado pela instituição para a construção, em conjunto, da agenda de capacitações ao longo do ano. A atividade contou com a participação de associados das Colônias Z-49 e Z-41, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultura Familiar, Associação da Comunidade Vereda da Onça do município de Pilão Arcado, da Associação de Pescadores e Pescadoras de Remanso (APPR), e da Central das Associações de Remanso.

Risomar Barrense, secretário de agricultura do município de Pilão Arcado, destacou o resultado positivo do encontro com os empreendedores das áreas de apicultura, de Vereda da Onça, e da pesca familiar, considerados de fundamental importância para o desenvolvimento da cadeia produtiva do município e região. “A reunião foi altamente positiva pois permitiu fazermos o levantamento do que ainda falta promover nesses segmentos, tão fundamentais para o avanço do desenvolvimento da economia do município”, afirmou.

No encontro com os representantes do setor de pesca, foram tratados os temas empreendedorismo, finanças e beneficiamento. Na opinião de Ademilson Teixeira da Gama, presidente da Colônia de Pescadores, fundada há 37 anos, a palestra ministrada pelo Sebrae terá importante contribuição para o grupo. “Vai qualificar os nossos mais de 2.300 associados em atividade, buscando a excelência na pesca artesanal através dos segredos do empreendedorismo, da organização das finanças e do imprescindível beneficiamento dos produtos que irão atender às necessidades dos clientes”, garante Gama.

Eliene Araújo Carvalho, da comunidade Vereda da Onça, em Pilão Arcado, destacou o papel do Sebrae no desenvolvimento das associações e cooperativas ligadas à aquicultura e pesca artesanal da região. “A capacitação oferecida pelo Sebrae nos habilita a gerenciar nossos negócios com o devido conhecimento de causa. A cada encontro, nós aprendemos um pouco mais de detalhes importantes de como bem empreender”, destacou Eliene.

Como representante do Sebrae no evento, o trainee Edlan Amaral agradeceu o acolhimento dos empreendedores rurais, cuja participação nos debates foi de fundamental importância para o sucesso da agenda. “A agenda de qualificação não encerra agora, será executada ao longo do ano com conteúdo prático, numa linguagem acessível e com o objetivo de facilitar o dia a dia de todos que integram o setor produtivo para a obtenção de ganho de renda no seu empreendimento”, finaliza.