Sebrae realiza Dia de Campo no Projeto Curaçá Núcleo NH1 para mutirão de cadastramento de produtores rurais

0
239
Bunch of exotic mango fruit on the tree

Sebrae realiza Dia de Campo no Projeto Curaçá Núcleo NH1 para mutirão de cadastramento de produtores rurais

Encontro tem apoio de entidades locais, empresas e órgãos públicos

Por Carlos Humberto

O Sebrae, em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), realiza, na próxima quarta-feira (23), encontro com produtores rurais dos projetos Curaçá 1, Curaçá 2 e Pontal, para sensibilização de adesão ao Programa de Monitoramento e Controle das Moscas das Frutas.

Ao lado dos seus parceiros, o Sebrae tem como meta fortalecer a fruticultura do Vale do São Francisco com essa importante ação de combate e controle da mosca da fruta, tornando a região livre da praga. Para isso, visa mobilizar todos os produtores do perímetro irrigado de Curaçá para que possam aderir ao chamamento via programa Sebraetec.

O evento tem o apoio da União dos Produtores dos Perímetros Irrigados de Curaçá (UPROPIC), do SENAR/BA, da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e da Parnaíba (CODEVASF) e das empresas Biofábrica Moscamed e Tarvos S/A, e acontece na quadra poliesportiva do Colégio Bom Jesus do Projeto Curaçá Núcleo NH1, a partir das 9h.

Durante o encontro, serão transmitidas pelos técnicos dos órgãos parceiros informações pertinentes ao processo de registro de pomares, legislação do controle de moscas das frutas e normativas sobre formas de monitoramento.
Também serão abordados temas referentes à biologia e ao ciclo de vida da praga, formas de manejo para o controle e boas práticas para o produtor rural implementar no pomar, além de novas tecnologias e soluções em softwares para o monitoramento das moscas das frutas.

“Esse encontro é mais uma ação do Sebrae dentro do segmento agropecuário para implementação do programa de monitoramento das moscas das frutas, a partir do convênio com a Seagri”, explica Isael Pina Júnior, gestor do programa.