Sebrae realiza Dia de Campo no Projeto Curaçá Núcleo NH1 para mutirão de cadastramento de produtores rurais
Encontro tem apoio de entidades locais, empresas e órgãos públicos
Por Carlos Humberto
O Sebrae, em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), realiza, na próxima quarta-feira (23), encontro com produtores rurais dos projetos Curaçá 1, Curaçá 2 e Pontal, para sensibilização de adesão ao Programa de Monitoramento e Controle das Moscas das Frutas.
Ao lado dos seus parceiros, o Sebrae tem como meta fortalecer a fruticultura do Vale do São Francisco com essa importante ação de combate e controle da mosca da fruta, tornando a região livre da praga. Para isso, visa mobilizar todos os produtores do perímetro irrigado de Curaçá para que possam aderir ao chamamento via programa Sebraetec.
O evento tem o apoio da União dos Produtores dos Perímetros Irrigados de Curaçá (UPROPIC), do SENAR/BA, da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e da Parnaíba (CODEVASF) e das empresas Biofábrica Moscamed e Tarvos S/A, e acontece na quadra poliesportiva do Colégio Bom Jesus do Projeto Curaçá Núcleo NH1, a partir das 9h.
Durante o encontro, serão transmitidas pelos técnicos dos órgãos parceiros informações pertinentes ao processo de registro de pomares, legislação do controle de moscas das frutas e normativas sobre formas de monitoramento.
Também serão abordados temas referentes à biologia e ao ciclo de vida da praga, formas de manejo para o controle e boas práticas para o produtor rural implementar no pomar, além de novas tecnologias e soluções em softwares para o monitoramento das moscas das frutas.
“Esse encontro é mais uma ação do Sebrae dentro do segmento agropecuário para implementação do programa de monitoramento das moscas das frutas, a partir do convênio com a Seagri”, explica Isael Pina Júnior, gestor do programa.